Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
CIDADES

Operação mira contrabandistas de eletrônicos e cumpre mandados em três cidades de MS

28/11/2024 às 10:16
3 min de leitura
Publicidade 930x100

A operação Break Off visa combater a revenda clandestina de eletrônicos no Brasil

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram, nesta quinta-feira (28/11), a operação Break Off, com o objetivo de desarticular um esquema de fornecimento ilegal de eletrônicos importados, identificado a partir da operação Sign Off. A ação mobilizou 76 policiais federais e 20 auditores-fiscais, com a execução de 19 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Sonora (MS), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Barra do São Francisco (ES).

Ações da operação

Além das buscas, a Justiça determinou o sequestro de bens móveis e imóveis dos envolvidos e o bloqueio de valores nas contas bancárias. Os mandados foram emitidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso. Esta fase da investigação é resultado da análise detalhada do material apreendido durante a operação Sign Off, deflagrada em agosto de 2023.

Esquema de contrabando

As apurações revelaram um esquema complexo de fornecimento de eletrônicos provenientes do Paraguai e dos Estados Unidos, que eram revendidos no mercado informal em todo o Brasil. Três grupos de fornecedores estão sendo investigados, com táticas para evitar a fiscalização estatal, incluindo a contratação de agentes de segurança pública para o transporte das mercadorias.

Consequências legais

Os envolvidos poderão enfrentar acusações de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, com penas que podem ultrapassar 20 anos de reclusão. A operação Break Off representa um passo significativo no combate ao comércio ilegal de produtos no país.

Comentários

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60