Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img
InícioINTERNACIONALPresidente da Síria promete acabar com ‘terrorismo’ após governo confirmar perda da...

Presidente da Síria promete acabar com ‘terrorismo’ após governo confirmar perda da segunda maior cidade do país

spot_img

O governo do presidente sírio Bashar al Assad perdeu o controle de Aleppo, a segunda maior cidade do país, pela primeira vez desde o início do conflito na Síria, informou uma ONG neste domingo (1º). O grupo Hayat Tahrir al Sham, uma antiga filial síria da Al Qaeda, e outras facções rebeldes aliadas “controlam a cidade de Aleppo, com exceção dos bairros controlados pelas forças curdas”, disse à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH). “Pela primeira vez desde o início do conflito […] a cidade de Aleppo sai do controle das forças do regime sírio”, afirmou Rahman.

Na quarta-feira (27), uma coalizão de grupos rebeldes dominada por islamistas lançou uma ofensiva relâmpago no norte da Síria contra as forças do governo, que são apoiadas por Rússia e Irã. A operação coincidiu com a entrada em vigor de um frágil cessar-fogo entre Israel e o movimento pró-iraniano Hezbollah no vizinho Líbano, após dois meses de guerra aberta. Bashar al Assad, prometeu neste domingo que recorrerá à força para eliminar “o terrorismo”, informou um meio de comunicação oficial, após uma ofensiva relâmpago de grupos rebeldes liderados por islamistas.

“O terrorismo só entende a linguagem da força, e é com esta linguagem que vamos acabar com ele e eliminá-lo, quaisquer que sejam seus apoiadores e promotores”, disse Assad, citado pela agência de notícias oficial Sana, em declarações durante uma chamada telefônica com uma autoridade da Abkhazia, uma região separatista pró-russa da Geórgia.

*Com informações da AFP 
Publicado por Matheus Lopes

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img