China pede que EUA ‘parem de se intrometer em Taiwan’
Pequim reitera que Taiwan é parte de seu território e alerta contra apoio ao movimento independentista
A China pediu aos Estados Unidos que cessem suas interferências em Taiwan, após uma conversa telefônica entre Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, e o presidente taiwanês, Lai Ching-te, durante a passagem deste pelo Havaí.
“Pedimos veementemente aos Estados Unidos que deixem de se intrometer em Taiwan e de interferir nos assuntos internos da China, além de parar de apoiar as forças separatistas de independência de Taiwan”, declarou Lin Jian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em coletiva de imprensa.
Conversa sobre tensões
De acordo com a porta-voz presidencial de Taiwan, Karen Kuo, Lai e Pelosi discutiram “a ameaça da China contra Taiwan”. A conversa, que durou 20 minutos, foi descrita como “calorosa e amistosa” entre “amigos de longa data”.
Pequim, que considera Taiwan parte de seu território, reforçou que o tema de Taiwan é um ponto central em sua relação com os EUA. “A questão de Taiwan está no centro dos principais interesses da China e constitui a primeira linha vermelha que não pode ser ultrapassada nas relações sino-americanas”, enfatizou o porta-voz Lin Jian.
Visita estratégica no Pacífico
A visita de Lai ao Havaí é parte de um giro diplomático pela região do Pacífico. Ele já se reuniu com o governador local, Josh Green, e membros do Congresso americano. Após o Havaí, Lai seguirá para as Ilhas Marshall, Tuvalu e Palau, três dos 12 países que reconhecem Taiwan como Estado soberano, antes de passar por Guam, território dos EUA.
Pequim tem historicamente protestado contra visitas diplomáticas e contatos oficiais envolvendo autoridades taiwanesas e governos estrangeiros, interpretando tais gestos como violações de sua soberania.
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários