Wesley marcou, no fim de semana, pelo quarto jogo seguido no Brasileirão. Com o tento contra o Flamengo, o ponta se tornou o artilheiro do Internacional na temporada. Roger Machado e Bernabei têm grande influência na boa fase do jogador.
Wesley tem, na temporada, 13 gols em 47 jogos, sendo que quatro foram marcados entre o dia 05 de novembro e o dia 01 de dezembro. O crescimento do jogador tem muito a ver com o modelo de jogo de Roger Machado e, também, com a dinâmica com o lateral esquerdo Bernabei.
Na organização ofensiva, o Inter forma uma espécie de 3-1-5-1 em campo. Os laterais, Bruno Gomes na direita, e Bernabei na canhota, têm liberdade para avançar ao último terço e montar a linha de 5 do meio, atrás da referência ofensiva (Enner ou Borré).
A capacidade criativa dos pontas, com um forte jogo interior, dá espaço para as ultrapassagens dos laterais, embora exista uma alternância no posicionamento nos corredores laterais. Bernabei tende a aparecer como um lateral construtor na primeira fase de construção, mas na medida que o jogo avança, aparece mais como opção de profundidade, com Wesley mais por dentro.
estratégia de 3-1-5-1 de Roger visa criar superioridade numérica no corredor central, com os pontas por dentro, um atacante de referência e a presença no campo ofensivo de um dos volantes (Bruno Henrique ou Thiago Maia). O jogo paciente com a bola nos pés, sempre com a busca por aproximações, tira o que Wesley tem de melhor.
Se tem boa capacidade no 1 contra 1 para desequilibrar no corredor lateral, Wesley, por dentro, cresce na definição dos lances. Wesley tem um gol a mais que Alan Patrick, que aparece como vice-líder em gols do time no ano (12), e dois a mais que os centroavantes Enner Valencia e Rafael Santos Borré (11). O ponta cresce especialmente quando tem espaço no corredor central para arriscar de fora da área. Contra o Flamengo, Vasco e Corinthians, Wesley marcou em arremates de longe.
Em 2024, Wesley soma mais que o dobro dos gols do que eram, até então, os anos com mais gols na carreira. O ponta marcou cinco gols em 2019, 2020 e 2021 por Vitória e Palmeiras. Protagonista com Roger Machado, entrosado com Bernabei, Wesley vive a melhor temporada da carreira, e é protagonista e artilheiro de uma temporada que termina em alta para os colorados.
Fonte: Ogol
Comentários