Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

De Dourados ao Uruguai: Claudio percorreu mais de 5 mil km sobre duas rodas e realizou sonho

02/12/2024 às 15:45
3 min de leitura

Anuncie Aqui

De Dourados ao Uruguai: Claudio percorreu mais de 5 mil km sobre duas rodas e realizou sonho

Aos 53 anos, Claudio Matos Leite, morador de Dourados, realizou um sonho que adiava há décadas: uma viagem de moto até o Uruguai. Pilotando uma Meteor 350, da Royal Enfield, ele percorreu 5.282 quilômetros em 13 dias, com paisagens deslumbrantes e vivendo momentos de reflexão.

Claudio sempre teve vontade de fazer uma viagem longa de moto, mas não imaginava que o destino seria o Uruguai. A escolha ocorreu após assistir a um vídeo no YouTube que recomendava o país como ideal para uma primeira aventura internacional sobre duas rodas.

Concretizar esse desejo levou tempo. Claudio revela que nem mesmo possuía uma moto até o final de 2022, quando adquiriu a sua Meteor 350. Antes disso, sua última motocicleta havia sido vendida no ano 2000 para comprar um carro, mas o sonho de viajar continuou presente. 

“O sonho permanecia, e todas as vezes que cruzava com motociclistas nas rodovias, eu me imaginava fazendo uma viagem”, relembra.

Foram meses de planejamento. Claudio pesquisou roteiros, assistiu a vídeos de outros motociclistas e traçou um plano rigoroso. Decidiu rodar no máximo 600 quilômetros por dia, com paradas regulares para abastecimento e “dar uma esticada nas pernas”, segundo ele. 

Além disso, com o auxílio do Google Maps, marcou pontos de abastecimento e possíveis locais de pernoite, mas não fez reservas em hotéis, preferindo ter mais liberdade para fazer o percurso.

Embora a maior parte da viagem tenha sido tranquila, o início foi marcado por um desafio. Logo na saída de Guaíra (PR), o tempo mudou, começou a chover e surgiu um vento forte. “Foi tenso, mas deu tudo certo”, relata.

Depois desse trecho inicial, a viagem seguiu sem imprevistos, permitindo que Claudio aproveitasse a estrada e vivesse momentos de solitude e reflexão. Ele considera que toda a jornada foi um exercício de gratidão, um tempo para relembrar sua trajetória e celebrar a conquista do sonho.

Entre os trechos mais marcantes da viagem, ele destaca a chegada a Colônia do Sacramento, com suas avenidas ladeadas por coqueiros, e a Ruta 10, entre Punta del Este e La Paloma, uma rodovia de quase 60 quilômetros à beira-mar, que proporcionou um visual inesquecível.

A experiência transformou sua visão sobre viagens.

Claudio percebeu que não é necessário ter muitos recursos ou condições ideais para realizar uma aventura. “Encontrei pessoas com motos de 125 cilindradas e dormindo em barracas, vivendo seus sonhos”.

E relembrou que certa vez ouviu uma frase: “onde você vai com sua Harley, o cara vai com a 125 dele”, o que deu ainda mais sentido na viagem e o fez ter a certeza que o importante é começar.

Com o Uruguai riscado da lista, Claudio já mira novos desafios. Para 2025, ele planeja encarar uma das duas jornadas mais desejadas por motociclistas: o Deserto do Atacama, no Chile, ou Ushuaia, na Argentina.

Para aqueles que sonham em fazer uma viagem parecida, ele tem um conselho simples: “Comece com pequenas viagens. Vá a Bonito ou conheça a Estrada Parque de Piraputanga. Uma viagem longa é feita de pequenas viagens por dia. Não espere o momento ou a moto perfeita, apenas vá!”.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias