Bolsas da Europa avançam com mercados já precificando colapso de governo francês

Bolsas da Europa avançam com mercados já precificando colapso de governo francês

As bolsas da Europa avançam, após novos recordes de ontem em Wall Street e na medida em que os mercados já haviam precificado o colapso do governo do primeiro-ministro da França, Michel Barnier, após uma votação de desconfiança no parlamento.

Por volta das 7h50, o índice Stoxx 600 subia 0,22% a 518,61 pontos, o FTSE 100 de Londres caía 0,06% a 8.331,12, o Dax de Frankfurt avançava 0,29% a 20.291,90 e o CAC 40 de Paris ganhava 0,21% a 7.318,41 pontos.

“A queda do governo francês já estava claramente precificada”, diz o Rabobank, em relatório. Segundo o banco, é provável a instalação de um governo interino até que novas eleições sejam convocadas, o que não deve levar a melhorias estruturais nas finanças públicas ou no potencial de crescimento econômico estrutural da França.

Além disso, a fala de ontem do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, rendeu pouco em termos de novas orientações para a próxima reunião, diz o Rabobank. Ao ser questionado sobre os cortes pelo Fed, apesar da inflação rígida economia forte, Powell disse que “podemos nos dar ao luxo de ser mais cautelosos para encontrar a taxa neutra.”

Na zona do euro, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que a batalha contra a inflação não acabou. Entre os dados, os pedidos recebidos pelas fábricas alemãs caíram em outubro, enquanto isso, os números da produção industrial francesa e espanhola foram mistos. As vendas no varejo da zona do euro recuaram.

*Com informações do Valor Econômico

 

Fonte: Inteligência Financeira

Comentários