Projeto de abastecimento nas aldeias Bororó e Jaguapiru será custeado com emenda coletiva no orçamento de 2025
A bancada federal de Mato Grosso do Sul aprovou, nesta semana, a destinação de uma emenda coletiva de R$ 53 milhões ao Orçamento Geral da União de 2025. O recurso será utilizado para implementar o projeto de abastecimento de água nas aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados. O plano foi elaborado pela Sanesul no ano passado e busca solucionar um problema histórico de falta de água na região.
A proposta foi apresentada pelo deputado federal Geraldo Resende (PSDB) durante reuniões realizadas em Campo Grande, na última segunda-feira (2), e em Brasília, na quarta-feira (4). A ideia contou com o apoio imediato do governador Eduardo Riedel, do vice-governador José Carlos Barbosa, da secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza da Silva, e do deputado Vander Loubet (PT-MS).
Um problema antigo
A escassez de água na Reserva Indígena de Dourados tem gerado protestos e insatisfação por anos. Segundo Geraldo Resende, o governo federal não cumpriu os compromissos assumidos anteriormente para resolver a situação, o que levou à necessidade de uma solução através da emenda coletiva.
O parlamentar destacou que, inicialmente, o governo federal havia prometido incluir R$ 44 milhões no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o projeto, mas o plano não foi concretizado. Outra tentativa, com a participação da Itaipu Binacional, também não avançou.
“Diante dessas frustrações, a única saída viável foi a emenda de bancada, que, felizmente, foi bem recebida pelos colegas no Congresso”, comemorou Geraldo Resende.
Grupo de estudos e apoio local
A solução começou a ser desenhada com a formação de um grupo de estudos liderado pelo vice-governador José Carlos Barbosa. A iniciativa resultou no projeto técnico elaborado pela Sanesul, que agora terá o financiamento necessário para sua execução.
Com a destinação dos recursos, o projeto prevê a instalação de sistemas eficientes de abastecimento, garantindo acesso regular à água para os moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, promovendo melhorias significativas nas condições de vida da comunidade indígena.




Comentários