Na emocionante última rodada do Campeonato Brasileiro, o Athletico Paranaense acabou rebaixado para a Série B. O Furacão não atuou bem contra o Atlético Mineiro, perdeu por 1 a 0 e entrou na zona de rebaixamento na última rodada por conta da vitória do Bragantino. O único gol do jogo foi marcado por Rubens. O último rebaixamento do Furacão havia acontecido em 2011.
O Athletico Paranaense somou 42 pontos e ficou na 17ª posição do Brasileirão. Os outros rebaixados foram Criciúma, Cuiabá e Atlético Goianiense. Já o Atlético Mineiro voltou a vencer após mais de dez rodadas e com 47 pontos acabou em 12º, classificado para a Sul-Americana.
O começo da partida foi de muito estudo, com os dois times sem conseguir segurar a bola e trocar passes com calma e apelando para lançamentos longos. Aos poucos, o Atlético Mineiro assumiu uma postura mais propositiva e teve pela frente um Athletico que decidiu recuar. A primeira finalização foi aos 8, em pancada de longe de Hulk, que saiu ao lado da meta.
O Atlético Mineiro quase abriu o placar aos 12. Após casquinha de Deyverson, Rubens se antecipou ao zagueiro, arrancou até a área e soltou a pancada para importante defesa de Mycael. Foi quando o Athletico recebeu a informação de que estava sendo rebaixado com os demais resultados e precisou ser mais ofensivo, mas sem muito sucesso.
A equipe de maior tempo no ataque seguiu sendo o Atlético Mineiro, em um jogo muito paralisado e de poucas chances claras de gol. O jeito para o Galo foi chutar de fora da área, assim que Deyverson arriscou aos 26 e errou o alvo. Pouco depois, Saravia chegou bem pela direita, bateu para o meio e Mycael fez boa intervenção. O Furacão continuou sem acertar o alvo.
Somente na reta final do primeiro tempo, o Athletico conseguiu ter a bola e ensaiar uma pressão contra o Galo em tentativas de longe bloqueadas e cruzamentos para a área. A primeira finalização do Furacão foi somente aos 46, em cabeçada de Pablo para fora. Após os dois minutos de acréscimos, o empate sem gols foi para o intervalo.
Com os resultados do momento, o jogo de Minas Gerais virou uma final em que o derrotado seria rebaixado. O Galo voltou mais ofensivo. Aos 2, Fausto Vera arriscou de longe e exigiu nova defesa de Mycael. Pouco depois, o goleiro brilhou e evitou gol olímpico de Scarpa. Pelo Furacão, Esquivel também arriscou de longe e fez Everson trabalhar pela primeira vez.
O Athletico ficou no quase aos 11, quando Cuello abriu da ponta esquerda para o meio, bateu forte e Everson espalmou para salvar. O lance foi representantivo em um jogo cada vez mais aberto. Aos 15, a pancada de Hulk de fora da área parou em uma defesaça de Mycael. O clima de tensão seguiu altíssimo.
O gol do Furacão ficou muito perto de sair aos 25, quando Nikão cobrou escanteio, Pablo se antecipou e cabeceou no travessão após defesa de Everson. Logo em seguida, Rubens arrancou até a área, foi derrubado e o pênalti foi marcado para o Galo. Aos 28, Hulk cobrou no alto, Mycael fez enorme defesa e Rubens fuzilou no rebote para abrir o placar.
O Athletico esteve desesperado e foi para cima. Aos 31, Nikão abriu espaço na área, bateu cruzado e Everson mandou para escanteio. O tempo foi passando e nada do Furacão criar chances em sequência, enquanto o Galo fez tudo para esfriar o confronto e teve substituições defensivas. Foram 7 minutos de acréscimos, mas o clima era de situação perdida. Mycael ainda precisou brilhar e impedir novos gols. O Athletico Paranaense foi rebaixado no centenário.
Fonte: Ogol
Comentários