Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioESPORTESBahia bate o Atlético Goianiense e volta à Libertadores após 36 anos

Bahia bate o Atlético Goianiense e volta à Libertadores após 36 anos

spot_img

O segundo turno não foi bom, a frustração acompanhou o Bahia nas últimas semanas, mas na rodada derradeira do Brasileirão, com a Arena Fonte Nova lotada, o Tricolor se impôs e venceu o Atlético Goianiense por 2 a 0 para garantir uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Os gols do jogo histórico foram marcados por Thaciano e Luciano Rodríguez. A última participação do Esquadrão na competição foi em 1989. 

O Bahia terminou o Campeonato Brasileirão na oitava posição, com 53 pontos, conquistando a última vaga para a Libertadores em disputa ferrenha com o Cruzeiro. Já o Atlético Goianiense, com 30 pontos, acabou na penúltima posição e rebaixado. 

O Bahia foi dono da bola desde os primeiros minutos, fazendo o jogo acontecer quase que completamente no seu campo de ataque. Aos 4, Thaciano saiu na cara do gol e falhou feio na cavadinha. Para sua sorte, o impedimento foi assinalado. Mas a primeira grande chance foi do Atlético Goianiense. Aos 7, Derek girou contra a defesa, ficou na cara do gol e chutou para fora. Foi um grande desperdício. 

A primeira finalização do Bahia foi aos 9. Everton Ribeiro cruzou da esquerda, Gabriel Xavier testou firme e acertou o lado de fora da rede. O Dragão respondou aos 15, quando Shalyon soltou a pancada de longe e Danilo Fernandes fez sua primeira defesa. O time visitante conseguiu se comportar bem e evitar uma pressão do Tricolor, ainda muito nervoso em campo. 

A pressão do Bahia começou. Aos 21, quando Lucho Rodriguez pegou a sobra de frente para o goleiro e de maneira inacreditável chutou para fora. Aos 24, em rápido ataque, Juba cruzou da esquerda, Ademir deu um toque no contrapé e a bola tirou tinta do travessão. Aos 27, Thaciano rolou para trás na área, Lucho chegou de carrinho e Ronaldo fez grande defesa. O Atlético teve também o contra-ataque perigoso. 

O Bahia seguiu empilhando chances e definindo mal. Aos 31, Lucho deu um lençol, colocou Ademir na cara do gol e o atacante parou em defesaça de Ronaldo. Aos 35, Everton Ribeiro bateu escanteio, Gabriel Xavier cabeceou para baixo e a bola bateu na trave antes de sair. De tanto insistir, o gol saiu. Aos 41, Ademir cruzou para a área, Thaciano golpeou de cabeça e estufou a rede. Placar aberto!

A volta para o segundo tempo foi com o Bahia mais cauteloso e por vezes defensivo, além de bastante errático na troca de passes. O Atlético Goianiense teve uma chance de ouro quando um chute errado virou passe para Derek, que bateu firme e parou em defesa incrível de Danilo Fernandes. 

Mas pouco depois, após gol perdido por Ademir em contra-ataque, Lucho Rodriguez foi para jogada individual, caiu na área e o pênalti foi marcado. Aos 13, o próprio uruguaio foi para cobrança e com categoria fez 2 a 0. O terceiro gol quase saiu aos 16, quando Ademir soltou a pancada na frente da área e Ronaldo fez uma grande defesa. O Dragão então impôs uma pressão, mas o Tricolor sobreviveu. 

O ritmo do confronto caiu em meio às substituições dos dois lados. O Bahia não quis dar chance ao azar, seguiu sendo superior, mas sem atacar com tantos jogadores. O Tricolor conseguiu criar boas situações, mas pecou na definição e não conseguiu ter finalizações perigosas. Já o Atlético Goianiense arriscou de fora da área e não acertou o alvo. 

A torcida na Arena Fonte Nova só torcia para o jogo acabar o mais rápido possível. O Atlético Goianiense teve a bola no ataque e seguiu tentando aprontar e estragar a festa. Aos 42, após escanteio curto, Janderson bateu cruzado e mandou ao lado da meta. Os seguintes cruzamentos do Dragão para a área deram tensão ao jogo. Ainda deu tempo e Danilo Fernandes fazer uma grande defesa. O Tricolor só quis saber do final da partida e ele veio. De volta à Libertadores. 

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img