Campo Grande (MS) – Na manhã de sexta-feira (06/12), a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por meio da 5ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), em parceria com o 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar), a 11ª CIPM, a GCM (Guarda Civil Metropolitana), a Semadur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental) e a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande (SESAU), deflagrou a Operação Por um Fio na Região Urbana do Imbirussu.
A operação teve como objetivos principais a repressão aos crimes de furto e receptação de fios metálicos, hidrômetros e outros materiais, além da fiscalização de possíveis crimes contra a saúde pública, como a identificação de focos de proliferação de doenças, incluindo a dengue e outras zoonoses, em locais insalubres.
A Sesau desempenhou papel preventivo e educativo, considerando a proximidade do período de chuvas. A atuação concentrou-se na fiscalização de depósitos clandestinos de recicláveis, locais que frequentemente servem de base para atividades ilícitas e que podem representar riscos à saúde pública.
Durante a operação, foram fiscalizados 17 locais, sendo adotadas as medidas cabíveis em caso de irregularidades. Além disso, os agentes realizaram abordagens educativas, visando conscientizar a população e os comerciantes sobre a importância de coibir práticas que comprometem a infraestrutura urbana e a segurança coletiva.
Como resultado da Operação Por um Fio, foram aplicadas duas multas devido à constatação de infrações administrativas, e emitida uma notificação a um estabelecimento que operava sem alvará de funcionamento. Além disso, foram lavrados dois termos de orientação e responsabilidade, com o objetivo de regularizar situações detectadas e conscientizar os responsáveis.
A operação também culminou em um encaminhamento à delegacia, tendo em vista a constatação de um ilícito penal.
A Operação Por um Fio reafirma o compromisso da PMMS e de seus parceiros com a proteção da sociedade e com a manutenção da ordem pública, demonstrando que ações conjuntas são essenciais para promover uma cidade mais segura e saudável.
Polícia Militar de Mato Grosso do Sul
“Servir e proteger.”
Assessoria de comunicação da 5ª CIPM
Comentários