O Corinthians terminou o Campeonato Brasileiro de 2024 com uma arrancada espetacular e feitos impressionantes. O time treinado por Ramón Díaz não só escapou do rebaixamento como também garantiu a classificação para a pré-libertadores e a quase impossível vaga na Copa do Brasil de 2025.
No dia cinco de outubro, o Corinthians empatou em 2 a 2 com o Internacional pela 29ª rodada da competição e somou seu 29º ponto a competição. Depois disso, Data Fifa e tempo para o comandante fazer seus ajustes para a sequência do campeonato e buscar sair da 18ª posição.
O Timão voltaria a campo no dia 17, contra o Athletico Paranaense. Nem o corintiano mais otimista imaginava que ali começava uma arrancada rumo ao sétimo lugar, garantindo o acesso à Libertadores e à Copa do Brasil.
A vitória por 5 a 2 contra o Furacão foi a primeira de uma sequência de nove vitórias seguidas. Essa é a maior série de vitórias da história do Brasileirão de pontos corridos junto com o Atlético Mineiro de 2021, que terminou campeão, e com o Internacional de 2020, que terminou em segundo lugar.
O Corinthians de 2024 já havia superado as melhores sequências da história do clube em campeonatos brasileiros, seja pontos corridos ou não. Em 1999 e em 2011, os paulistas venceram sete jogos seguidos e terminaram campeões das respectivas edições.
Mesmo com a citada goleada sobre os paranaenses, o Corinthians ainda terminou a rodada na zona de rebaixamento mas, aquela, seria a última vez. O Timão bateu: Athletico Paranaense, Cuiabá, Palmeiras, Vitória, Cruzeiro, Vasco, Criciúma, Bahia e Grêmio entre a 30ª e a 38ª rodada. Foram 27 pontos conquistados, sendo mais do que o próprio Timão havia feito até a rodada 26.
Muito por conta da sequência que entrou para a história, o Corinthians terminou o segundo turno na vice-liderança, atrás apenas do campeão Botafogo. Os paulistas somaram 37 pontos e tiveram 65% de aproveitamento.
Foram 11 vitórias, quatro empates e quatro derrotas nas 19 partidas, com 37 gols marcados e 20 sofridos. Com esses números, o Timão garantiu o melhor ataque e o melhor saldo de gols do returno.
O Corinthians encerrou o Campeonato Brasileiro com o artilheiro da edição e com o líder de assistências. Yuri Alberto fez 15 gols no campeonato e dividiu o posto com Alerrandro, do Vitória. No lado mais “maestro”, Rodrigo Garro terminou o campeonato com 10 passes para gol.
Desde que o oGol contabiliza assistências, 2010, o Timão ainda não tinha terminado nenhuma edição liderando as duas estatísticas. Fluminense em 2017, Flamengo em 2019 e Atlético Mineiro de 2023 foram os times que conseguiram o feito.
Rodrigo Garro ainda tem outra marca. O jogador entra para uma seleta lista de atletas que terminaram o Brasileirão com um “duplo-duplo”, ou seja, mais de 10 gols e 10 assistências em uma edição.
Desde 2010, o argentino é o terceiro estrangeiro a atingir a marca. Antes, Arrascaeta em 2019 e Luis Suárez em 2023 conseguiram o feito. Incluindo brasileiros na lista, Garro se torna o oitavo jogador a fazer o “duplo-duplo”. Além dos já citados, os outros são Bernard e Ronaldinho Gaúcho em 2012, Rafael Sóbis em 2013, Jádson em 2015 e Hulk em 2023.
Fonte: Ogol
Comentários