Em Dourados, decreto disciplina porte de arma de fogo funcional por Guarda Municipal
Anuncie Aqui
Em Dourados, decreto disciplina porte de arma de fogo funcional por Guarda Municipal
Foi publicado no Diário Oficial do Município de hoje (10), o decreto nº 3.367 do dia 3 de dezembro de 2024, que estabelece normas e diretrizes para o uso de arma de fogo funcional aos guardas municipais de Dourados. A medida especifica uma série de requisitos que os guardas municipais devem atender para portar armas de fogo, além de garantir mais segurança e disciplina nas ações.
Além disso o regulamento ainda prevê que o porte de arma de fogo funcional é pessoal e intransferível, porém revogável a qualquer tempo e que será concedido ao servidor, em serviço ou fora dele, dentro das normas estabelecidas na legislação. Também poderá ser suspenso ou até mesmo cancelado pelo diretor geral da Guarda Municipal a qualquer momento.
No caso dos GM’s aposentados, ou aqueles que estiverem sem porte funcional válido, o modelo a ser seguido será específico, porém não permitirá porte de arma de fogo. Já o guarda municipal aposentado que quiser obter o porte, deverá seguir requisitos exigidos em legislação perante a Polícia Federal.
Fica ainda decretado que o guarda municipal com porte funcional de arma de fogo e munições é responsável pela utilização do equipamento e deverá sacar, municiar, carregas, alimentar e coldrear a arma em área de manejo específico, com devidos procedimentos de segurança. É dever também do agente, não portar arma de fogo ou munição sob o efeito de álcool ou qualquer outra substância de natureza entorpecente.
O documento ressalta que “o objetivo é aprimorar a eficácia da Guarda Municipal na proteção da população, mantendo o uso responsável e controlado de armamento”.
A lei que permitiu o porte de arma de fogo pelas Guardas Municipais foi sancionada em 2014 pela então presidente Dilma Roussef. No entanto em Dourados o efetivo faz o uso desde a criação em 1995, conforme noticiado pelo Dourados News – relembre aqui – . a lei 13.022/2014 prevê ainda que além da segurança patrimonial estabelecida pelo artigo 144 da Constituição Federal, as guardas têm também poder de polícia.
O decreto está disponível para consulta no Diário Oficial do Município.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários