Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Em fórum de governadores, Riedel cobra apoio da União no custeio de presos do tráfico em MS

10/12/2024 às 12:52
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Durante o Fórum dos Governadores, chefe do Executivo destacou os custos altos enfrentados pelo Estado devido à posição estratégica na fronteira

Durante a 16ª edição do Fórum dos Governadores, realizada em Brasília, o governador Eduardo Riedel defendeu o apoio da União para equilibrar os custos que Mato Grosso do Sul enfrenta com presos do tráfico de drogas. Atualmente, 40% da população carcerária do Estado, que soma 23 mil detentos, é composta por traficantes, muitos ligados ao tráfico internacional, em função da fronteira com Bolívia e Paraguai.

Riedel revelou que o Estado gasta R$ 230 milhões por ano com esses presos, arcando integralmente com os custos, que incluem um valor mensal de R$ 2.003 por detento. “Essa droga não fica no Mato Grosso do Sul. Só neste ano, apreendemos 550 toneladas. Nós vamos continuar o trabalho das nossas forças de segurança, mas o financiamento dessa população carcerária está integralmente nas costas do Estado”, destacou o governador.

A discussão foi levantada em meio ao debate sobre a PEC da Segurança Pública, um dos temas principais do evento que contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Riedel argumentou que o alto índice de encarceramento no Estado, de 750 presos por 100 mil habitantes — mais que o dobro da média nacional de 350 — é uma questão que precisa de atenção urgente.

PEC da Segurança Pública e propostas alternativas

A PEC da Segurança Pública, apresentada pelo Governo Federal, visa estabelecer um pacto federativo entre estados, Distrito Federal e União para o combate ao crime organizado. Durante o fórum, foi apresentada uma proposta alternativa pelo Conselho Nacional de Secretários de Segurança, buscando garantir mais autonomia aos estados.

Riedel demonstrou apoio à versão sugerida pelos secretários, destacando que ela preserva a autonomia dos entes federativos e avança no debate sobre a constitucionalização da segurança pública. “Haverá um bom debate tanto no Ministério da Segurança Pública quanto no Congresso Nacional”, afirmou.

Outros temas discutidos no Fórum

Além da segurança pública, o evento abordou pautas como o programa “Mais Acesso a Especialistas”, do Ministério da Saúde, que busca reduzir as filas no SUS, e o pacote de medidas econômicas do Governo Federal.

Riedel concluiu reforçando a importância de transformar as discussões em ações concretas: “Precisamos sair da teoria e avançar para soluções efetivas, especialmente no financiamento do sistema prisional que impacta tanto nosso Estado.”

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60