Livro traz registros e memórias da Enfermagem em Dourados
Anuncie Aqui
Livro traz registros e memórias da Enfermagem em Dourados
Produzido por docentes do Curso de Enfermagem da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e discentes do Curso bolsistas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), o livro “Registros e Memórias da História da Enfermagem de Dourados” traz os registros e memórias da história da Enfermagem brasileira, no estado do Mato Grosso do Sul, especificamente na região do município de Dourados, região de fronteira.
Segundo uma das coordenadoras do projeto professora Ana Lucia Marran, a obra é composta por oito capítulos e destaca as transformações da saúde local. “Este livro apresenta ao leitor uma valiosa coletânea de registros sobre a história da Enfermagem de Dourados-MS, percorrendo a segunda metade do século XX ao início do Século XXI. A obra, composta por oito capítulos, transcende a mera narrativa histórica, entrelaçando rigor científico com memórias de resistência, lutas e avanços. Aqui, trajetórias de profissionais pioneiros são resgatadas, destacando seu papel na transformação da saúde local e na formação de uma profissão sólida, destacou Ana Lucia.”
Dentre os relatos, é possível conhecer a história da “Dona Maria Parteira” – uma imigrante japonesa que atuou na assistência de enfermagem às parturientes de Dourados em meados do século XX, e que pelos indícios realizou sua formação no Japão. Este capítulo traz relatos de mulheres que foram auxiliadas por Dona Maria em seus partos. São muitos os elogios ao atendimento prestado pela parteira, que demostrava segurança e passava confiança, por meio de seu trabalho.
A obra ainda detalha a trajetória de uma religiosa nos seus cuidados de saúde aos moradores da região da Colônia Agrícola; de Jaci Silva Martins – enfermeira paulista que atuou em Dourados desde 1965, como diretora dos serviços de enfermagem do Hospital Evangélico Dr. e Sra. Goldsby King, por um período que perdurou quase 30 anos; também sobre a história das enfermeiras que atuaram no Hospital Porta da Esperança, no Hospital Evangélico e na Escola Vital Brasil.
Por fim, o último capítulo traz fragmentos da história do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
O livro pode ser baixado, de forma gratuita, clicando aqui.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários