Vamos sobe 11% e lidera ganhos no Ibovespa com proximidade de estreia de spin-off na bolsa

Vamos sobe 11% e lidera ganhos no Ibovespa com proximidade de estreia de spin-off na bolsa

A lista de ações em alta desta terça-feira (10) tem empresas favorecidas por dados macroeconômicos, como o IPCA, que desacelerou para 0,39% na comparação mensal, mas subiu para 4,87% em 12 meses. Além disso, o dólar hoje caiu para R$ 6,04 e os juros futuros recuaram levemente.

Na avaliação de alguns analistas, houve um clima mais otimista por conta de um aumento das apostas na não participação de Lula nas eleições de 2026 por conta do seu quadro de saúde após cirurgia do presidente para contenção de um sangramento interno na cabeça.

Nesse cenário, a grande vencedora do dia entre as ações do Ibovespa foi a Vamos (VAMO3). Além dos dados macro e do sentimento positivo do mercado, a empresa foi impulsionada pela proximidade da estreia da Automob Participações (AMOB3) na bolsa na próxima segunda-feira (16). A empresa é fruto da separação do braço de concessionárias do restante da operação da Vamos.

“A operação foi bem recebida pelo mercado, refletindo expectativas positivas para o novo modelo de negócios”. A avaliação é de Lucas Almeida, especialista em mercado de capitais e sócio da AVG Capital.  

A Simpar, holding que controla a Vamos, se valorizou com a estruturação estratégica da Automob, “que reforça sua posição no segmento de concessionárias, beneficiando diretamente sua controlada, a Vamos”, acrescenta Almeida.

Além disso, as redes de supermercados Carrefour (CRFB3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Assaí (ASAI3) ganharam força com a desaceleração do IPCA para 0,39% em novembro. Assim, houve “alívio nas expectativas de consumo e no poder de compra dos consumidores”, diz o especialista da AVG.

No setor de varejo, destaque também para a Petz (PETZ3), que teve a segunda maior valorização da lista de ações em alta desta terça.

Por outro lado, entre as quedas, destaque para a JBS (JBSS3), com a pior desvalorização do pregão.

Os frigoríficos, de maneira geral, “enfrentaram ajustes técnicos após altas recentes, com volatilidade cambial pesando nas exportações”, conclui Almeida.

As ações mencionadas são todas do Ibovespa. Por fim, as cotações foram apuradas entre as 18h25 e as 18h36.

 

Fonte: Inteligência Financeira

Comentários