Programa ‘Mulher Segura’ da PM é reconhecido nacionalmente por ações nas Aldeias de Dourados
O Programa Mulher Segura da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) tem se destacado como uma medida proativa de segurança pública, com foco na proteção das mulheres em situação de risco. Instituído pela Portaria nº 032/PM-1/EMG/PMMS de janeiro de 2018, o programa visa garantir o cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPU), além de promover ações preventivas e educativas.
Com a proposta de fiscalização e controle das MPU, o programa realiza palestras e esclarecimentos sobre os direitos das mulheres e os locais de apoio, fortalecendo a prevenção à violência doméstica e familiar. Sua atuação se estende às aldeias Jaguapiru e Bororó, em Dourados, onde vem ganhando grande destaque.
Recentemente, a atuação do Programa Mulher Segura na comunidade indígena de Dourados foi reconhecida nacionalmente, com a conquista do Prêmio Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, concedido pelo Consórcio Brasil Central (BrC). A iniciativa trouxe maior visibilidade à luta contra a violência doméstica nas aldeias, permitindo maior conscientização e colaboração da comunidade indígena no combate a esse grave problema.
Em 2023, o programa acompanhou 103 MPU, com um aumento significativo para 136 MPU já registradas em 2024. O trabalho envolve a capacitação contínua dos policiais para atuar nas comunidades indígenas, com cursos e atualizações sobre legislações pertinentes, além do mapeamento e cadastro detalhado de cada medida protetiva recebida.
Fonte: Dourados News
Comentários