Artesãos podem se inscrever entre 23 de dezembro e 21 de janeiro para projetos com apoio financeiro
O Governo do Mato Grosso do Sul publicou, nesta sexta-feira (13), um edital no Diário Oficial do Estado para selecionar projetos culturais de artesanato. A iniciativa visa fomentar as manifestações culturais e perpetuar os saberes artesanais do estado.
Serão escolhidas 30 propostas de oficinas técnicas de artesanato tradicional ou de referência cultural. Os interessados podem se inscrever no período de 23 de dezembro de 2024 a 21 de janeiro de 2025.
Quem pode participar
O edital é direcionado a artesãos residentes no Mato Grosso do Sul há pelo menos dois anos, sendo obrigatória a apresentação da Carteira Nacional de Artesão. Podem participar pessoas físicas ou Microempreendedores Individuais (MEIs).
Além disso, os candidatos precisam comprovar experiência mínima de 20 horas/aula na área de artesanato por meio de currículo documentado e estar cadastrados no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro).
Cada participante pode inscrever um único projeto e, caso selecionado, receberá até R$ 10.000,00 para a execução da oficina.
Detalhes das oficinas
As oficinas poderão ser realizadas em qualquer município do estado, em áreas urbanas ou rurais, de acordo com a demanda agendada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e prefeituras locais.
Cada oficina terá 40 horas/aula, e os instrutores serão responsáveis pelas despesas de viagem, hospedagem, alimentação e aquisição dos materiais para até 30 alunos. Também será exigido que os materiais sejam adequados para garantir o ensino eficiente da técnica artesanal proposta.
A cobrança de qualquer valor dos alunos é proibida, e o instrutor deve fornecer todos os recursos necessários para a execução das atividades, incluindo materiais didáticos.
Importância do projeto
De acordo com Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, as oficinas de artesanato desempenham um papel fundamental na preservação dos ofícios tradicionais e no fortalecimento da geração de renda por meio da arte.
“Assim, não se perde esse ofício tão importante e, ao mesmo tempo, ensina uma função para a geração de renda através da arte”, destacou.
Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui.
Comentários