Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESAtropelamento em mercado natalino na Alemanha deixa 5 mortos e mais de...

Atropelamento em mercado natalino na Alemanha deixa 5 mortos e mais de 200 feridos

spot_img

Ataque em Magdeburgo remonta tragédia de Berlim e levanta dúvidas sobre motivações políticas

Um trágico incidente abalou a cidade de Magdeburgo, no norte da Alemanha, nesta sexta-feira (20), quando um motorista avançou com seu veículo contra uma multidão em um mercado de Natal. O ataque deixou cinco mortos e mais de 200 feridos, informou a polícia local. Um suspeito, identificado como Taleb A., médico saudita de 50 anos, foi preso sob a acusação de atentado.

O crime ocorre em um momento delicado da política alemã, às vésperas das eleições legislativas antecipadas, e remete ao atentado de 2016, em Berlim, que foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI). Apesar disso, as motivações do suspeito ainda não estão claras. Segundo o chefe de governo do estado de Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, o ataque teve uma “sincronização temporal” que pode ter conotação política.

O veículo percorreu 400 metros atropelando pessoas no mercado de Natal, uma tragédia que o chefe de governo estadual descreveu como inimaginável. O suspeito, que vive na Alemanha desde 2006, não tinha histórico de ligação com grupos extremistas e, de acordo com a imprensa local, chegou a criticar o que considerava perigo de islamização em publicações nas redes sociais.

No sábado (21), o chanceler Olaf Scholz visitou o local e lamentou profundamente a tragédia, afirmando que o governo atuará contra “aqueles que querem semear o ódio”. Ele pediu união entre os alemães, destacando a importância do diálogo em tempos difíceis.

As investigações continuam, enquanto a Alemanha se une em solidariedade às vítimas deste terrível incidente.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img