Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Avião da Azerbaijan Airlines pode ter sido abatido por sistema russo, afirma Reuters

26/12/2024 às 14:28
3 min de leitura
Publicidade 930x100

Investigação aponta indícios de disparos contra a aeronave que caiu no Cazaquistão, causando 38 mortes

O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines, que caiu na quarta-feira (25) próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, pode ter sido abatido por um sistema de defesa aérea russo, segundo informações divulgadas pela agência Reuters. O acidente resultou na morte de, pelo menos, 38 pessoas.

A agência de notícias cita quatro fontes no Azerbaijão, envolvidas na investigação, que confirmaram a hipótese de que disparos feitos por um sistema russo atingiram a aeronave. Imagens do avião, divulgadas após o acidente, mostram orifícios na cauda, reforçando essa possibilidade.

Além disso, um site de monitoramento de voos apontou que a aeronave sofreu interferência no GPS, o que a fez oscilar de altitude por mais de uma hora antes da queda.

Em resposta, o porta-voz do Kremlin declarou nesta manhã que Moscou não fará especulações sobre o caso e aguardará os resultados de uma investigação própria. Enquanto isso, as autoridades do Azerbaijão seguem apurando as causas do incidente.

O acidente levanta preocupações sobre segurança aérea e possíveis erros ou confrontos envolvendo sistemas de defesa, em um contexto de tensões geopolíticas na região.

Comentários

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60