Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESAzerbaijão afirma que Rússia prometeu identificar e punir os responsáveis pelo acidente...

Azerbaijão afirma que Rússia prometeu identificar e punir os responsáveis pelo acidente com avião da Embraer

spot_img

Investigação internacional analisa queda de aeronave que matou 38 pessoas no Cazaquistão

O Azerbaijão declarou, nesta segunda-feira (30), que a Rússia se comprometeu a identificar e punir os responsáveis pela queda de um avião da Azerbaijan Airlines, supostamente atingido por defesas antiaéreas russas. O incidente ocorreu em 25 de dezembro, resultando na queda da aeronave no Cazaquistão e na morte de 38 pessoas.

Segundo Kamran Aliev, procurador-geral do Azerbaijão, Alexander Bastrikin, chefe do comitê de investigação russo, garantiu que “medidas intensivas estão sendo tomadas para responsabilizar os culpados”. A Rússia prometeu conduzir uma investigação completa e colaborar com os esforços investigativos no Cazaquistão, onde o avião caiu.

Apesar das acusações do Azerbaijão, Moscou ainda não admitiu formalmente sua responsabilidade no incidente. As autoridades azeris afirmam que o avião, em rota de Baku para Grozny, foi alvo de disparos sobre o território russo antes de cair em Aktau, no Cazaquistão.

Investigações Internacionais em Curso
Equipes de especialistas do Azerbaijão, Cazaquistão, Rússia e Brasil estão trabalhando no caso. O Brasil está envolvido porque a aeronave era fabricada pela Embraer. As caixas-pretas do avião foram enviadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) no Brasil para análise detalhada.

O Ministério dos Transportes do Cazaquistão confirmou que uma comissão de investigação já está no Brasil para realizar os exames. Enquanto isso, no território russo, os procuradores azeris estão sendo apoiados em Grozny, onde a aeronave tentou pousar duas vezes antes da tragédia.

Tensão Diplomática
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, exigiu desculpas públicas e indenizações da Rússia, acusando Moscou de tentar encobrir sua responsabilidade. No sábado (28), o presidente russo, Vladimir Putin, pediu desculpas a Aliev e admitiu que tiros antiaéreos foram disparados no dia do incidente, devido a um ataque de drones ucranianos. No entanto, Putin não reconheceu oficialmente que os disparos atingiram a aeronave.

O caso segue em investigação, com tensões diplomáticas elevadas entre os países envolvidos e pressão internacional por respostas claras e justiça para as vítimas.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img