Um mês após cair sobre veículos, tronco de seringueira permanece em calçada de residência
Nesta quinta-feira (3), completa-se um mês desde que a seringueira centenária tombou no cruzamento das ruas dos Missionários e João Vicente Ferreira, em Dourados, interditou a via e atingiu dois carros (relembre aqui). Embora a via tenha sido liberada, após força-tarefa que envolveu a Defesa Civil, Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos), Corpo de Bombeiros, Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e até o Exército, o enorme tronco que pesa mais de 40 toneladas, ainda não foi removido e permanece na calçada de uma residência na rua dos Missionários.
O caso ocorreu no início de dezembro de 2024, após um período chuvoso, que resultou no tombamento da árvore centenária no cruzamento das ruas João Vicente Ferreira e Dos Missionários. O incidente deixou dois veículos totalmente destruídos (relembre aqui). Ninguém se feriu.
Na ocasião, a Defesa Civil, sob o comando do então diretor Rodrigo Vitorino, realizou uma operação para remover os galhos e liberar a rua, mas o tronco precisou ser deslocado para a calçada devido ao peso e às dificuldades enfrentadas para o transporte do mesmo, ainda que as equipes contassem com equipamentos diversos.
Na época, Vitorino explicou que a remoção total do tronco dependeria da desidratação natural da madeira, que reduziria o peso e facilitaria o corte. No entanto, essa etapa ainda não foi realizada, e o enorme tronco continua ocupando espaço na calçada de uma residência.
A seringueira centenária, que fazia parte do patrimônio histórico de Dourados desde 2010, teve seu tombamento revogado em 2021, quando a Câmara municipal aprovou o projeto do vereador Fábio Luis e o então prefeito Alan Guedes sancionou a lei que permitia o corte. Apesar disso, a árvore não chegou a ser removida antes da queda, passou apenas por algumas podas.
Com a troca da gestão municipal em 2025, o Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para obter respostas quanto as medidas que serão tomadas para remoção do tronco da calçada, mas até o momento não obteve retorno. O espaço está aberto para posicionamento.
Fonte: Dourados News
Comentários