Caixa eleva taxas de juros do crédito imobiliário
A Caixa elevou as taxas de juros do crédito imobiliário, em meio ao processo de alta da Selic e da escassez de funding da poupança. Em novembro, o banco já havia apertado as condições de financiamento, reduzindo a parcela do imóvel financiada pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), que passou de 80% para 70%.
Desde 2 de janeiro, a linha de crédito ajustada pela TR, que começava com taxa a partir de 8,99%, passou para 10,99%. Já a linha corrigida pela poupança, que tinha taxa a partir de 3,10%, agora passou para 4,12%. “A Caixa esclarece que a definição das taxas de juros do banco se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais, dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito”, informou o banco quando procurado pelo Valor.
Conforme o jornal mostrou no mês passado, o crédito imobiliário tem se mantido aquecido e deve encerrar o ano com recorde, mas a expectativa dos bancos é que haja um freio agora em 2025, já que a alta da Selic e, principalmente, a restrição do funding começam a comprometer a oferta.
*Com informações do Valor Econômico
Fonte: Inteligência Financeira
Comentários