APAE/Dourados conquista micro-ônibus pela ação de Geraldo Resende e governo do Estado
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) obteve, essa semana, um repasse no valor de R$ 560 mil, que serão utilizados na compra de um micro-ônibus, com o objetivo de transportar seus usuários com mais conforto, eficiência e segurança. Os recursos são resultado de emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PSDB), somados à contrapartida do governo do Estado.
De acordo com Marcelo Vardasca, presidente da APAE/Dourados, o recurso chega em boa hora. “Há tempos tínhamos necessidade de adquirir um veículo deste porte, que pudesse atender à altura de nossas expectativas, diante do trabalho que a entidade promove. No entanto, as limitações financeiras não nos permitiam, mas agora, graças ao trabalho do deputado Geraldo Resende, vamos comemorar mais essa conquista”, salienta.
O micro-ônibus que a APAE vai adquirir é o modelo Attack 8 Escolar, com 30 lugares, elevador para pessoas com deficiência e espaço para cadeirantes, ar condicionado e totalmente adequado às normas de segurança e acessibilidade, oferecendo proteção para os usuários, sendo as janelas de vidros móveis, poltrona do motorista com amortecimento hidráulico e as poltronas dos passageiros de corvin reclinável, entre outras facilidades.
“No ano passado, assumi com a APAE de Dourados o compromisso de viabilizar esse veículo, levando em conta também o fato de que a entidade passou a fazer a gestão do CER II, inaugurado no dia 18 de outubro. Felizmente, em parceria com o governo do Estado, estamos cumprindo mais essa etapa e estou muito feliz porque vamos proporcionar melhores condições de atendimento à clientela da APAE/Dourados”, salienta o deputado Geraldo Resende.
APAE/Dourados
A APAE de Dourados foi fundada em 1º de setembro de 1973 para atuar como associação civil beneficente nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo e pesquisa sem fins lucrativos ou econômicos.
A entidade tem sua sede à Rua General Osório 3.625, há 50 anos ininterruptos atendendo as pessoas com deficiência intelectual e múltipla no município de Dourados e distritos de Vila São Pedro, Vila Vargas e aldeias Bororó e Jaguapiru.
Atualmente a APAE atende 214 pessoas com deficiência intelectual e múltipla com idade entre um mês a 70 anos, em sua maioria oriundas de famílias de baixo poder aquisitivo e pouca escolarização. Dentre essas, atende 27 famílias indígenas.
“Na política de assistência social, ofertamos atendimentos de acolhimento, fortalecimento de vínculos, projeto de natação, artesanato, encaminhamentos para toda a rede socioassistencial, inclusão no mercado de trabalho, transporte e alimentação. Na educação oferecemos atendimentos de educação infantil, que são estimulação precoce e pré-escola, ensino fundamental, nos anos iniciais (1 ao 5) e EJA (Educação de Jovens e Adultos) também nos anos iniciais (1 ao 5) e atividades complementares”, explica o presidente Marcelo Vardasca.
Todo material pedagógico é disponibilizado pela APAE sem custo para as famílias. Na saúde, a entidade oferta atendimentos conveniados com o SUS (Sistema Único de Saúde), com os seguintes profissionais: assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiologia, psicólogo e terapeuta ocupacional. Além de todos os atendimentos conveniados na área de saúde, oferta hidroterapia e, em parceria com a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, disponibiliza a equoterapia.
Fonte: Dourados News
Comentários