Federal da Grande Dourados vai ofertar quase 950 vagas pelo SiSU
Entre os dias 17 e 21 de janeiro, estudantes de todo o Brasil farão a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) com o objetivo de entrar na faculdade. Neste ano, a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferece 947 vagas para os candidatos do SiSU, sendo 431 vagas destinadas à ampla concorrência e 516 vagas reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública (em atenção à lei Lei nº 12.711/2012).
O SiSU é realizado pelo Ministério da Educação, e as inscrições devem ser feitas pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Somente quem zerou a prova da redação não pode participar do SiSU. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso, que podem ser alteradas ao longo do período de inscrição. O Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter informativo, a nota de corte para cada instituição participante.
Este ano, as inscrições acontecerão em somente uma edição, ofertando as vagas tanto dos cursos com início das aulas previsto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024. Na UFGD, grande parte dos cursos disponíveis são para entrada no primeiro semestre, somente Medicina e Matemática são para o segundo semestre.
De acordo com o Ministério da Educação, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, porque isso depende da classificação no curso pretendido. Mesmo assim, ele concorrerá às vagas do ano inteiro com uma única inscrição. Diferentemente dos anos anteriores, na nova edição do Sisu a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes.
COTAS
Todos os inscritos serão classificados conforme desempenho no Enem, primeiramente na modalidade ampla concorrência. Em seguida, será observada a reserva de vagas, conforme a legislação.
A reserva de vagas compreende no mínimo 50% das vagas de cada curso. Podem concorrer por essa cota social todos os estudantes que cursaram os três anos do ensino médio em escola pública. Essas vagas serão divididas de modo a garantir a inclusão de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência. Além disso, metade das vagas das cotas contemplam os candidatos oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo per capita.
DATAS IMPORTANTES
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 26 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. O período previsto para as matrículas é de 27 a 31 de janeiro. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 26 a 31 de janeiro.
Confira quantas vagas no geral (ampla concorrência + reserva de vagas) serão ofertadas para cada curso da UFGD:
Artes Cênicas – 30 vagas
Ciências Sociais – 30 vagas
Geografia – 25 vagas
História – 30 vagas
Letras – 35 vagas
Administração – 25 vagas
Agronomia – 25 vagas
Biotecnologia – 28 vagas
Ciências Biológicas – Licenciatura – 15 vagas
Ciências Biológicas – Bacharelado – 15 vagas
Ciências Contábeis – 25 vagas
Ciências Econômicas – 25 vagas
Educação Física – 20 vagas
Engenharia Agrícola – 25 vagas
Engenharia Civil – 30 vagas
Engenharia de Alimentos – 26 vagas
Engenharia de Aquicultura – 30 vagas
Engenharia de Computação – 25 vagas
Engenharia de Energia – 26 vagas
Engenharia de Produção – 26 vagas
Engenharia Mecânica – 30 vagas
Escrita Criativa – 15 vagas
Física – 30 vagas
Gestão Ambiental – 25 vagas
Matemática Licenciatura no período matutino – 26 vagas
Matemática Licenciatura no período noturno – 30 vagas no 2º semestre
Medicina – 20 vagas no 2º semestre
Nutrição – 30 vagas
Pedagogia – 20 vagas
Psicologia – 40 vagas
Química Licenciatura no período noturno – 35 vagas
Química Licenciatura no período matutino – 15 vagas
Química Bacharelado – 15 vagas
Sistemas de Informação- 20 vagas
Zootecnia – 25 vagas
Direito – 25 vagas
Relações Internacionais – 30 vagas
Fonte: Dourados News
Comentários