O governo federal lançou nesta terça-feira (14) o programa Mais Professores, que visa promover a valorização profissional e a qualificação do magistério. O lançamento ocorre em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula. Com essa iniciativa, aproximadamente 2,3 milhões de professores serão beneficiados, promovendo uma melhoria significativa na qualidade do ensino.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão a oportunidade de se inscrever para bolsas de incentivo destinadas a cursos de licenciatura. Os candidatos poderão escolher os cursos de licenciatura e se inscrever para receber as bolsas do Pé-de-Meia Licenciatura a partir de sexta-feira (17), quando abrirem as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Os candidatos selecionados receberão um auxílio mensal de R$ 1.050, que será dividido em duas partes: uma quantia disponível para uso imediato e outra que será retida como uma forma de poupança. Além do apoio financeiro, o programa Mais Professores contará com diversas iniciativas inovadoras para aumentar a atratividade da carreira docente e aprimorar a formação dos futuros profissionais. No ano passado, o ministério já havia restringido a educação a distância nos cursos de licenciatura a, no máximo, 50% da carga horária.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos
Fonte: Jovem Pan News
Comentários