Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados
Anuncie Aqui
Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados
Foi publicada no Diário Oficial de Dourados nesta terça-feira (14) a Lei nº 5.320, que altera a nomenclatura do Parque dos Ipês, um dos principais espaços esportivos e culturais da cidade. A partir de agora, o local passa a se chamar Parque dos Ipês Arquiteto Ernani Feil Borges, em homenagem a um dos mais relevantes nomes da arquitetura e urbanismo em Dourados.
A homenagem reconhece a contribuição de Ernani Feil Borges na construção da paisagem urbana do município. Natural de Soledade (RS) e formado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Ernani chegou ao Mato Grosso do Sul em 1977, ano da divisão/criação do estado, atraído pelas possibilidades de atuar em uma região em desenvolvimento.
Seu legado inclui a concepção e execução de diversos empreendimentos, como o paisagismo do Parque dos Ipês e da Praça Paraguaia, a estação rodoviária e a sede da Prefeitura Municipal.
Ele também assinou mais de 500 projetos de residências, consultórios, estabelecimentos comerciais, loteamentos como o Parque Alvorada e Altos da Paineira, e clubes como o Samambaia e o Indaiá.
Ernani participou da elaboração do primeiro Plano Diretor de Dourados, em parceria com a equipe do arquiteto Jaime Lerner, e foi o primeiro presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Dourados, o PLANEJE, que mais tarde se transformou no IPLAN.
Além de atuar como arquiteto, Ernani foi professor e um dos fundadores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unigran. Com mais de 40 anos de atuação no Mato Grosso do Sul, também foi um dos idealizadores da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Dourados (AEAD).
O arquiteto também teve participação em grandes projetos fora de Dourados, como a colaboração no Comitê da Copa do Mundo de 2010, sediada no Brasil, onde contribuiu com sua experiência em planejamento urbano e infraestrutura na capital gaúcha Porto Alegre (RS).
Ernani Feil Borges faleceu em junho de 2024, aos 70 anos, em Campo Grande, devido a complicações de uma síndrome renal aguda.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários