Decisão marca avanço na infraestrutura, mas voos comerciais ainda não têm data definida
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou o uso da Cabeceira 6 da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, para receber aviões particulares de grande porte. O comunicado foi feito pela Gerência Técnica de Engenharia Aeroportuária (GTEA) e pela Gerência de Certificação e Segurança Operacional (GCOP) da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da Anac.
A medida representa um avanço na infraestrutura aeroportuária da região, mas a retomada de voos comerciais ainda depende de outras etapas. No dia 14 de janeiro, o prefeito Marçal Filho esteve em São Paulo para discutir os planos de operação da Azul Linhas Aéreas no aeroporto. Durante a reunião, Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da Azul, garantiu que a empresa voltará a operar voos diretos para São Paulo assim que a pista for aprovada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) e liberada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
Além disso, o prefeito tem agendada para a próxima terça-feira (21) uma audiência em Brasília com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para tratar do retorno das operações comerciais no município.
Apesar das negociações avançadas, ainda não há uma previsão para o início dos voos comerciais, deixando em aberto a expectativa para a população e para o desenvolvimento regional.
Comentários