Barragem no aeroporto rompe pela 3ª vez e causa novos prejuízos em propriedade rural; vídeo
Uma barragem localizada nas dependências do Aeroporto Francisco de Matos Pereira, em Dourados, voltou a romper neste domingo (19), após o município registrar 57,6 milímetros de chuva em um período de 1h30, segundo dados da Embrapa.
A estrutura, que já havia causado transtornos em 2023 e 2024, novamente não conseguiu conter o volume de água, invadindo uma propriedade rural vizinha e trazendo novos prejuízos para os moradores, um casal de idosos.
Maria Donizete Santos Ribeiro, 63 anos, e Eli Alves Ribeiro, 66 anos, relataram à reportagem do Dourados News os impactos do rompimento. A casa ficou cheia de lama, móveis foram danificados, e a roça recém-plantada foi devastada. V
“Plantamos milho, mandioca e semente de pasto, preparamos a terra com 5 mil kg de calcário, mas a barragem estourou e levou tudo embora. Até agora está correndo muita água, o desmoronamento foi grande, e essa já é a terceira vez que se repete”, desabafou Maria Donizete.
Além disso, a água contaminou o poço da propriedade, prejudicando o acesso ao liquido potável.
O casal precisou erguer pertences como sal e sementes para minimizar as perdas, mas já notam o desgaste nos móveis. “Das outras vezes perdemos muitas coisas, como sementes e galpões, e não fomos ressarcidos. Agora, sempre que chove forte, corremos para tentar salvar o que é possível”, lamentou.
A Defesa Civil municipal foi acionada e repassou a responsabilidade do caso à Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) e à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), já que a barragem está localizada em terreno do aeroporto.
O diretor da Agetran, Juscelino Cabral, informou que irá ao local ainda nesta segunda-feira (20) para avaliar a situação e dar início às providências necessárias.
Apesar do rompimento da barragem, o coordenador da Defesa Civil, Johnes Santana, afirmou que não houve registro de outras ocorrências relacionadas à chuva no domingo, como quedas de árvores ou inundações em outros pontos da cidade.
Buscando soluções
Cansados dos recorrentes prejuízos, Maria Donizete informou que buscará apoio no Ministério Público nesta segunda-feira para pressionar por uma solução definitiva.
“A borda da barragem já está deteriorando. Cada vez que chove, ela transborda, rompe e causa esse estrago todo. Precisamos de uma solução, não dá mais para continuar assim”, afirmou a moradora.
A estrutura foi construída no local pela equipe do 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército Brasileiro -responsável pela obra de ampliação- para escoar água da pista do aeroporto que estava sendo reformado na época e atualmente segue fechado para voos comerciais.
Fonte: Dourados News
Comentários