Domingo, Fevereiro 23, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESEvento na Capital vai reunir autoridades de quatro países para debater desafios...

Evento na Capital vai reunir autoridades de quatro países para debater desafios da Rota Bioceânica

spot_img

Evento reunirá autoridades e empresários de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para discutir o futuro do Corredor Bioceânico

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025, Campo Grande será o centro das discussões sobre integração e desenvolvimento regional com a realização do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e do 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico. O evento, organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Semadesc, com apoio da Fiems e Sebrae/MS, acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

O seminário contará com a presença de autoridades dos governos brasileiro, paraguaio, argentino e chileno, além de empresários e membros da sociedade civil interessados no potencial transformador do Corredor Bioceânico de Capricórnio, trajeto rodoviário de 3.250 km que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico.

Objetivos e Programação
O evento visa debater desafios e oportunidades gerados pela Rota Bioceânica, como infraestrutura, alfândegas e desenvolvimento econômico das regiões impactadas. Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc, “a ideia é discutir mercado, competitividade e desenvolvimento local, redesenhando a geopolítica internacional de ligação entre o Atlântico e o Pacífico”.

A programação inclui painéis temáticos, reuniões técnicas e culturais:

  • 18 de fevereiro: Abertura oficial com apresentação cultural, hasteamento de bandeiras e reunião dos prefeitos do Corredor Bioceânico.
  • 19 de fevereiro: Painéis sobre infraestrutura, tecnologia, alfândegas e impacto social, além da reunião de governadores e assinatura de termos de cooperação.
  • 20 de fevereiro: Apresentação das atas das comissões técnicas e divulgação da “Carta de Campo Grande”, documento que consolidará os principais resultados do seminário.

Infraestrutura e Inscrições
O seminário contará com estandes para exposição dos países participantes, espaço para reuniões das comissões técnicas e transmissão ao vivo pela TV Educativa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site oficial: www.seminariointernacionalbioceanica.ms.gov.br.

Impacto Internacional
O Corredor Bioceânico, que atravessa territórios do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, busca fortalecer a ligação entre o Atlântico e o Pacífico, promovendo maior integração econômica e acesso aos mercados asiáticos. “É um projeto de importância nacional e internacional, que impulsionará o desenvolvimento regional e a competitividade global”, destacou Verruck.

O seminário promete ser um marco para o futuro da integração entre os países do Mercosul e a conexão com o mercado global.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img