Na Premier League 2024/25, Nottingham Forest e Bournemouth são as grandes surpresas da competição e podem sonhar com competições europeias. Na próxima rodada, os times-sensação se enfrentam, mas a história vai muito além desse jogo.
Bicampeão da Liga dos Campeões em 1978/79 e 1979/80, o Forest é a maior surpresa da atual Premier League. Apesar do passado glorioso, o Forest não disputa uma competição europeia desde 1995/96, quando foi até as quartas de final da Copa da UEFA, antiga Liga Europa.
Do outro lado, o Bournemouth faz seu melhor ano da história e se permite sonhar cada vez mais alto enquanto derruba gigantes com seu jovem treinador. A equipe nunca disputou uma competição de nível europeu e, nesse ano, pode fazer história.
Empatado com o Arsenal com 44 pontos, mas atrás no saldo de gols, o Forest ocupa a terceira posição da Premier League. O clube comandado por Nuno Espírito Santo foi o único a bater o líder Liverpool até o momento e possui apenas quatro derrotas na competição.
O grande destaque aqui é a defesa: a terceira melhor da liga com 22 gols sofridos em 22 jogos, muito por conta do ano impressionante do goleiro Matz Sels. No ataque, os 14 gols de Chris Wood ajudam o Nottingham Forest a figurar na parte de cima da tabela.
Com uma transição ofensiva muito veloz com os passes de Morgan Gibbs-White, a velocidade de Anthony Elanga e um sistema defensivo sólido que conta com o Murillo, atualmente um dos melhores zagueiros do mundo, e o destaque nigeriano Ola Aina, o clube está muito próximo de retornar ao cenário europeu depois de anos.
Sob o comando de Andoni Iraola, de apenas 42 anos, o Bournemouth é o atual sétimo colocado da liga, posição de classificação para a Conference League. O clube conta com a quarta melhor defesa da competição e um desempenho fantástico contra o Big Six. São 4 vitórias, um empate e duas derrotas contra os grandes clubes do país até o momento.
O grande destaque do time é Justin Kluivert, filho do craque Patrick Kluivert. O atacante marcou um hat-trick na última partida e chegou ao seu segundo na competição, o único junto com Erling Haaland a alcançar o feito.
Outras peças fundamentais do time são o jovem e cobiçado zagueiro Dean Huijsen, o lateral Miloš Kerkez e os atacantes Antoine Semenyo e Evanilson, que tem exercido um papel importante na construção ofensiva.
Todos esse compõem são peças fundamentais o esqueleto da equipe que está há dez jogos invicta e sonha em disputar a primeira competição europeia na história.
Fonte: Ogol
Comentários