Brasileiros deportados dos EUA relatam agressões durante voo de volta ao Brasil
Anuncie Aqui
Brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos relataram ter sofrido agressões por parte de agentes americanos durante o voo de repatriação. O governo do Brasil expressou sua indignação em relação ao uso de algemas e pediu esclarecimentos ao governo dos EUA sobre o tratamento considerado “degradante” que os deportados enfrentaram. Os relatos dos deportados incluem condições adversas durante o voo, como problemas com o ar-condicionado e a restrição de não poderem desembarcar durante uma parada no Panamá.
Além disso, muitos passageiros enfrentaram dificuldades para se alimentar e beber água, com alguns apresentando problemas de saúde. Após tentativas de protesto, houve relatos de agressões por parte dos agentes. A repatriação dos imigrantes ilegais para o Brasil é resultado de um acordo firmado em 2017, que estabelece a devolução de pessoas que não têm direito a recorrer das decisões nos Estados Unidos. O Itamaraty destacou que essa repatriação não está vinculada às novas políticas migratórias implementadas pelo governo Trump.
A Embaixada dos Estados Unidos, por sua vez, informou que os deportados estão sob a custódia das autoridades brasileiras, ressaltando que a responsabilidade pela situação dos deportados recai sobre o Brasil após a repatriação.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Veja momento em que brasileiros deportados chegam a Manaus com mãos e pés amarrados: pic.twitter.com/AAfA5R43Tx
— Cenarium (@cenariumam) January 25, 2025
A reunião subsidiará pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) January 26, 2025
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários