Município quer investir em UBS’s para desafogar UPA: “60% não deveriam ser atendidas ali”
Anuncie Aqui
Levantamento aponta que 60% dos atendimentos poderiam ser resolvidos nos postos de saúde
A Prefeitura de Dourados pretende reforçar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para reduzir a sobrecarga da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) aponta que cerca de 60% dos atendimentos realizados na UPA poderiam ser resolvidos nos postos de saúde da cidade.
O tema foi abordado pelo prefeito Marçal Filho (PSDB) na manhã desta quarta-feira (29), durante a reinauguração da UBS do Jardim Ouro Verde, que ficou quase três anos fechada para reforma. Segundo ele, além da necessidade de uma nova UPA, é fundamental melhorar os serviços oferecidos nas UBSs.
“Muitos procedimentos poderiam ser feitos nesses locais. O que estava acontecendo e ainda acontece é que há poucas opções nas unidades básicas. Nosso principal trabalho é melhorar isso”, afirmou o prefeito antes da solenidade de inauguração.
O secretário municipal de Saúde, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, reforçou que a gestão tem acompanhado a situação e realizado um mapeamento dos atendimentos da UPA.
“Em média, entre 400 e 500 pessoas são atendidas em 24 horas. Nosso estudo mostra que cerca de 60% dos pacientes poderiam ser atendidos diretamente nos postos de saúde”, destacou.
Atualmente, Dourados conta com apenas uma UPA funcionando 24 horas, atendendo casos de urgência e emergência. No entanto, a unidade também recebe pacientes com demandas menos graves à noite, nos fins de semana e feriados, períodos em que as UBSs ficam fechadas.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários