Novas autorizações fortalecem o agronegócio, que já conquistou 20 aberturas de mercado em 2025
O governo brasileiro anunciou novas aberturas de mercado junto aos governos da Arábia Saudita e da Turquia, expandindo as oportunidades para o setor agropecuário.
Na Arábia Saudita, as autoridades sanitárias aprovaram o Certificado Veterinário Internacional (CVI) para a exportação de peixes ornamentais brasileiros. Em 2024, as exportações do Brasil para o país árabe somaram mais de US$ 2,7 bilhões, impulsionadas por carnes, açúcar, cereais, farinhas e produtos derivados da soja.
Já a Turquia autorizou a importação de hemoderivados e produtos lácteos brasileiros não destinados ao consumo humano. Em 2024, o país importou mais de US$ 3,1 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para soja, fibras têxteis, café, carnes e produtos florestais.
Com essas novas negociações, o agronegócio brasileiro chega a 20 aberturas de mercado em 2025, totalizando 320 novas oportunidades desde 2023. Os avanços são resultado da parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Comentários