SAC deve encaminhar amanhã ajustes para licitação do Aeroporto de Dourados
Em audiência realizada nesta terça-feira (4), o ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho garantiu ao deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que amanhã o Ministério encaminhará, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), os ajustes orçamentários necessários para que o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEILOG), inicie o processo licitatório para a construção do novo terminal do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, de Dourados. Após o fim desses encaminhamentos, a SEILOG poderá iniciar o processo de licitação que demandará 20 dias para ser concluído.
“O deputado Geraldo Resende, já vem há mais de dois anos trabalhando pela consolidação do aeroporto regional, que é tão importante para a cidade de Dourados”, afirmou o ministro Silvio Costa. “É fundamental que a gente estabeleça essas parcerias, fortalecendo a aviação como um todo. E o Geraldo tem sido um campeão nessa batalha”, acrescentou.
O ministro disse a Geraldo Resende sobre sua disposição de estar em Dourados para o ato de lançamento das obras de construção do novo terminal de passageiros.
“Estamos trabalhando para que, em breve, possamos estar na cidade dando início à ordem de serviço para a construção desse sonho, que será fundamental para o desenvolvimento de toda a região”, salientou. “Se tem um aeroporto ao qual eu faço questão de dar ordem de serviço, é o de Dourados, porque eu sei a importância que tem para o desenvolvimento da região”.
Durante a audiência, Geraldo Resende agradeceu ao ministro e equipe. “Nós trabalhamos durante dois anos, desde a gestão do ex-ministro Márcio França para fazer o enfrentamento das demandas dos aeroportos de todo o país. Dourados é crucial, há uma cobrança intensa. Toda vez que eu estou lá, as pessoas cobram. E a sua presença será fundamental para a gente dar ordem de serviço para esse novo receptivo do aeroporto”, respondeu o parlamentar.
Além do ministro Silvio Costa e do deputado Geraldo Resende, participaram da reunião o assessor da Secretaria de Aviação Civil (SAC) Ricardo Rocha; Eliana Nascimento, chefe de gabinete; e Marcio Maffili, coordenador-geral de Estudos e Projetos da SAC.
O novo terminal
Depois de aprovar todos os projetos que estavam sob sua análise, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) autorizou, em dezembro do ano passado, a abertura da licitação para a escolha da empresa que vai construir o novo terminal de passageiros e de cargas do aeroporto de Dourados.
Para tanto, foi assinado, em dezembro passado, convênio entre a União e o Estado no valor de R$ 44.476.123,99, sendo R$ 39 milhões oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O restante será a contrapartida do Governo do Estado.
A conquista dos recursos federais, foi uma luta vitoriosa do deputado Geraldo Resende, tendo em vista que, inicialmente, os investimentos seriam feitos pelo governo do Estado. “Com a garantia dos recursos pelo PAC, o Estado poderá utilizar esses valores para outras ações em benefício da população sul-mato-grossense”, comemora o parlamentar.
Fonte: Dourados News
Comentários