Presidente brasileiro questiona a proposta dos EUA de assumir controle da Faixa de Gaza e fala em “genocídio” pelos ataques israelenses
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quarta-feira (5), a declaração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o controle da Faixa de Gaza, chamando-a de “praticamente incompreensível para qualquer ser humano”. Trump, em entrevista ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que os EUA assumiriam o controle de Gaza.
Em entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula questionou a lógica da declaração de Trump, afirmando que “quanto mais coisas difíceis você falar, mais você tem destaque na mídia mundial”. O presidente brasileiro destacou que os EUA têm incentivado ações de Israel na região e se perguntou onde os palestinos viveriam caso o controle de Gaza fosse transferido para os EUA.
Lula também criticou os ataques israelenses em Gaza, chamando-os de “genocídio”, e pediu que os EUA deixassem os outros países em paz. O presidente defendeu que a Faixa de Gaza continue sob controle palestino e criticou declarações que, segundo ele, não são razoáveis.
Comentários