O futebol brasileiro está muito perto de ter um jogador belga entre as nacionalidades que atuam no solo nacional. Trata-se do atacante Francis Amuzu, jogador do Anderlecht e que está muito perto de ser confirmado como reforço do Grêmio para a temporada. O jogador de 25 anos viajou nesta terça-feira, 4, a Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar contrato com o Tricolor Gaúcho.
Para contar com Amuzu, o Grêmio precisou superar a concorrência do Napoli, atual líder do Campeonato Italiano, ao oferecer um alto salário. Além disso, o Tricolor estaria adquirindo os direitos do atacante por 1,2 milhão de euros (R$ 7,2 milhões, na cotação atual). Amuzu deve assinar um contrato válido até o final de 2026.
Pelo Grêmio, Amuzu pode ser o primeiro jogador eletivo para a seleção belga a atuar no Campeonato Brasileiro. O termo escolhido se deve a uma curiosidade, já que o meia Andreas Pereira, da seleção brasileira e ex-Flamengo, nasceu na Bélgica, e é, no entanto, o primeiro jogador belga a disputar o Brasileiro.
A nacionalidade ainda abre espaço para outra curiosidade. Em 1999, o goleiro belga Michel Preud’homme, melhor da posição na Copa do Mundo de 1994, desembarcou no Rio para assinar com o Fluminense. No entanto, de última hora o Benfica, que detinha os direitos do jogador, se irritou com a viagem repentina e impediu o negócio. Assim, um dos grandes goleiros da história ficou apenas a um passo de atuar no Brasil.
Amuzu nasceu em Accra, capital de Gana, e se mudou ainda criança para a Bélgica. Ele atuou em toda a sua carreira pelo Anderlecht, onde chegou ao profissional na temporada 2017/18. Ao todo, disputou 250 jogos, com 28 gols e 24 assistências.
Em campo, Amuzu é um típico jogador de beirada. Destro, costuma jogar pelo lado esquerdo, puxando para o meio. No entanto, também já atuou pelo lado direito. A principal valência de Amuzu é sua velocidade, sendo o jogador belga mais rápido em 2024 ao atingir 36,5 km/h. Sua deficiência está na finalização, com média de 0,11 gol por jogo.
Amuzu ainda é um dos amigos mais próximos do também ponta Jeremy Doku, jogador do Manchester City. Em entrevista, o futuro (possível) jogador do Grêmio revelou sua admiração pelo colega, que também nasceu em Gana e se mudou para a Bélgica, afirmando que eles trocam mensagem regularmente e se apoiam mesmo com a distância.
“Ainda falo com Jeremy todos os dias e assistimos às partidas um do outro. Um dia terei que assistir ao Manchester City ao vivo. Era um ponto de trabalho para nós dois permanecermos mais calmos com a bola, mas Doku é tão excepcional”, disse em entrevista ao Het Nieuwsblad, da Bélgica.
No Anderlecht, Amuzu viveu seus melhores momentos entre 2021 e 2023, quando acumulou 13 gols e 12 assistências. Em seguida, sofreu com lesões e deixou de ter a mesma sequência. Na atual temporada, ele soma 28 jogos, sendo titular em 11 deles, com 6 participações em gols. Sua última partida foi em 30 de janeiro, quando deixou o banco de reservas na derrota para o Hoffenheim, pela Liga Europa.
Fonte: Ogol
Comentários