A nova versão do Atleti que aproxima Simeone do Futebol Total
Anuncie Aqui
O Atlético de Madrid luta ponto a ponto com Real e Barcelona pela liderança de La Liga. Na Liga dos Campeões, garantiu passagem direta nas oitavas, sem precisar dos playoffs. A temporada de sucesso tem a mão de Diego Simeone, que revolucionou seu 4-4-2 para criar uma dinâmica ofensiva irresistível.
Quem olha a tabela e vê o Atleti com a melhor defesa de La Liga, com apenas 15 gols sofridos em 23 rodadas, pensa: o segredo do sucesso continua a ser a “retranca”, ou o “anti futebol” de Simeone. Mas pelo contrário: depois da derrota para o Betis, no fim de outubro, os Colchoneros engrenaram uma sequência histórica de 15 vitórias, com direito a goleadas por 6 a 0, 5 a 0 e 4 a 0.
Elenco recheado ajuda
Um dos primeiros elementos para o sucesso da equipe rojiblanca foi a boa movimentação da diretoria no mercado. Foram gastos quase 200 milhões de euros, mas o clube foi cirúrgico e trouxe peças que encaixaram como uma luva no esquema de Diego Simeone.
A começar pela contratação mais cara de todas: Julián Álvarez. O argentino é a dupla de ataque perfeita para Antoine Griezmann e entrega ao time tudo o que João Félix não entregava: movimentação inteligente, espírito de luta e sinergia com Antoine.
Quem também chegou para o ataque foi Sorloth, e muita gente pode falar de contratação frustrada. Mas o norueguês é uma opção importantíssima no banco, com características diferentes das de Julián e Griezmann. Sorloth dá a opção a Simeone de um 9 mais fixo, alto, forte, com presença de área. O que já foi decisivo em alguns jogos desta temporada…
Simeone ganhou profundidade de elenco com jogadores como Gallagher, Le Normand e Lenglet. Galán e Giuliano Simeone voltaram em outro nível, com condições de lutar por vaga no time titular.
Os mecanismos ofensivos
O Atlético, de Simeone, não deixou de ser um time vertical. Pelo contrário: busca ainda, muitas das vezes, uma bola mais longa. Mas povoa melhor o campo para lutar pela segunda bola, e tem referências técnicas para fazer o jogo correr.
O jovem Pablo Barrios, que ganhou espaço no time na vaga de Gallagher, aparece para fazer uma saída 2+1 com os zagueiros. O espanhol tem bom entrosamento com Rodrigo De Paul, deixando o argentino mais livre para buscar triangulações pelos lados e, também, avançar ao último terço.
Na fase ofensiva, De Paul costuma aparecer, também, aberto no corredor lateral para permitir que os laterais construam por dentro. A imprevisibilidade do argentino cria diversas opções de ataque e confunde os adversários.
Mas o que confunde ainda mais é a movimentação de Julián com Griezmann na frente. Uma dupla de falsos 9 que se movimenta por todos os lados: pelo meio para receber a bola (e Antoine chega a baixar na primeira fase de construção para ser opção de passe), pelos lados para trocar de posição com laterais e alas, na área para resolver as coisas…
Na frente, muita movimentação com Griezmann e Julián, dois falsos 9. Pelo campo inteiro. Os dois encaixaram muito bem na estratégia de Simeone para a temporada. Griezmann é o intérprete de espaços perfeito. pic.twitter.com/jlBm7P4CIq
Griezmann é um grande mestre nisso: tem uma leitura excelente dos espaços no campo e se movimenta de acordo com essa interpretação. É rápido para tomar decisões com e sem a bola, vê os espaços antes dos outros e atua como um facilitador para os companheiros em campo. Julián cada vez mais entende essas movimentações, e o complementa.
O 4-4-2 de Simeone, na fase ofensiva, pode virar um 4-2-4, mas seria até ingénuo tentar traduzir em números a movimentação dos atletas em campo, já que são tantas as trocas de posições e funções ao longo de um ataque.
Hoje, o jogo funcional de Simeone se aproxima mais da “anarquia” do Futebol Total do que do anti futebol engessado. El Cholo se reinventou, e focou suas atenções na organização ofensiva para criar uma versão irresistível do Atlético de Madrid. A ver se o novo caminho levará ao destino que o argentino quer: o das taças. Como nos velhos tempos, mas com uma nova roupagem…
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários