Pré-candidato à presidência, Daniel Junior promete resgatar credibilidade da União das Câmaras
O vereador de Dourados, Daniel Júnior (PP), anunciou sua pré-candidatura à presidência da União de Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul (UCV-MS). Com a missão de resgatar a credibilidade da instituição, ele iniciou articulações para a composição de sua chapa.
O pleito está previsto para ocorrer entre o final de março e o começo de abril, conforme o estatuto da entidade.
Apesar de sempre participar das atividades da União, Daniel revela que a ideia de disputar o cargo surgiu recentemente. “Cerca de 15 dias atrás, iniciamos um diálogo para que Dourados encabeçasse a chapa. Foi aí que surgiu essa vontade, e eu sou um cara que gosta de desafio. Então falei: vamos pra cima, vamos tentar”, afirmou.
Fortalecimento das Câmaras
A União de Câmaras tem como principal objetivo capacitar os vereadores por meio de cursos e treinamentos. Segundo Daniel, isso impacta diretamente a população, pois os parlamentares tornam-se mais preparados para legislar.
“Muitos falam que o vereador tinha que ser formado, mas ele é eleito para representar uma parte da população, uma classe ou um pensamento. Então, quando ele faz um curso, ganha mais embasamento e conhecimento para atuar melhor”, explicou.
Para fortalecer a atuação dos vereadores no estado, Daniel defende um plano de resgate da credibilidade da UCV-MS. Hoje, dos 79 municípios sul-mato-grossenses, apenas 29 estão filiados à instituição. “Precisamos recuperar essa credibilidade não só entre os vereadores, mas também financeiramente, porque hoje a instituição tem dívidas”, pontuou.
Entre suas propostas, está a criação de um corpo jurídico forte para atender as Câmaras do interior e a elaboração de uma carta compromisso com os municípios que ainda não são filiados. Segundo ele, a ideia é dar mais transparência para que essas cidades possam se filiar posteriormente.
Articulações e desafios internos
O vereador já iniciou diálogos com parlamentares de diversos municípios para a composição da chapa, que deve contar com 23 membros e 25 delegados. “Estamos percorrendo as Câmaras e convidando aqueles que desejam participar ativamente do processo”, disse.
Daniel reforçou que sua candidatura tem amplo respaldo. “Nossa decisão foi tomada com praticamente 95% de apoio da Câmara Municipal de Dourados, além do apoio do Progressistas e da senadora Tereza Cristina. Temos respaldo para esse embate”, declarou.
Próximos passos
Daniel pretende intensificar visitas aos municípios, uma vez que o tempo para a campanha é curto. “A ideia agora é ampliar o diálogo e fortalecer o grupo”, afirmou.
A eleição ocorrerá na sede da União de Câmaras, em Campo Grande, com votação secreta em urnas. Apenas vereadores que estiverem com suas obrigações em dia e cujas Câmaras sejam filiadas poderão votar. O levantamento do número exato de eleitores aptos a participar está sendo feito.
Com um discurso de renovação e fortalecimento da entidade, o vereador de Dourados busca consolidar sua candidatura e resgatar o papel da União de Câmaras como um instrumento de capacitação e representatividade para os parlamentares municipais do Mato Grosso do Sul.
Fonte: Dourados News
Comentários