Estruturas darão suporte a aeronaves no enfrentamento a incêndios florestais
O combate aos incêndios no Pantanal está ganhando reforço estratégico. O governo de Mato Grosso do Sul anunciou a construção de duas pistas de pouso em áreas estratégicas do bioma para apoiar as operações aéreas contra o fogo. O investimento de R$ 17,5 milhões foi autorizado pelo governador Eduardo Riedel e faz parte do Plano Aeroviário Estadual, que prevê R$ 250 milhões em melhorias até 2026.
As pistas pavimentadas serão instaladas na fazenda Novo Horizonte, na sub-região da Nhecolândia, e no Porto São Pedro, na Serra do Amolar, uma das áreas mais preservadas do Pantanal. Atualmente, esses locais possuem apenas pistas de grama, limitando o acesso de aeronaves maiores.
Suporte às operações aéreas
Com estrutura para abastecimento de água e combustível, as novas bases darão suporte aos aviões Air Tractor, usados no combate aéreo ao fogo. Atualmente, essas aeronaves precisam se deslocar até o aeroporto de Corumbá para reabastecimento, o que reduz a eficiência das operações devido à grande extensão territorial do Pantanal.
Durante visita a Corumbá na última quinta-feira, Riedel destacou a importância da iniciativa. “Os impactos ambientais e econômicos causados pelos incêndios nos últimos anos determinaram essa tomada de decisão, que consideramos prioritária”, afirmou.
O governador garantiu que o planejamento de prevenção e enfrentamento ao fogo já está pronto, com efetivo do Corpo de Bombeiros e equipamentos disponíveis. “Vamos torcer para que as condições meteorológicas melhorem e não favoreçam os incêndios”, concluiu.
Comentários