Encontro de alto escalão acontece sem participação da Ucrânia e preocupa potências europeias
Altos funcionários dos governos dos Estados Unidos e da Rússia se reuniram nesta terça-feira (18), em Riade, na Arábia Saudita, para discutir a retomada das relações diplomáticas e preparar um possível encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin. O encontro acontece no momento em que os laços entre as nações atingem seu pior nível desde a invasão russa da Ucrânia.
A reunião, realizada no palácio de Diriyah, gerou preocupação em Kiev e entre as potências europeias, que temem ser excluídas de eventuais negociações. Representando os EUA, estão o secretário de Estado, Marco Rubio, o conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, e o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff. Pelo lado russo, participam o chefe da diplomacia, Serguei Lavrov, e o conselheiro do Kremlin, Yuri Ushakov.
De acordo com o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, as discussões focam no restabelecimento das relações bilaterais e na possibilidade de negociações sobre a guerra na Ucrânia. No entanto, nem a Ucrânia nem os países europeus foram convidados para o encontro. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que não reconhece qualquer acordo feito sem a participação de seu governo.
O encontro ocorre poucos dias antes do terceiro aniversário da invasão russa à Ucrânia e foi agendado após uma conversa telefônica entre Trump e Putin na semana passada.
Comentários