Fórum Permanente de Cultura de Dourados discute repasses de recursos
Há dez dias atrás, no dia 8 de fevereiro, foi realizada a Assembleia Ordinária do Fórum Permanente de Cultura de Dourados (FPCD), que reuniu lideranças culturais da cidade para discutir assuntos importantes para o setor.
A reunião aconteceu no Parque dos Ipês, com início às 14h30, e abordou temas como os repasses e recursos do FIP/RENASCE, ainda não pagos, e a transição da gestão municipal, além de novos projetos para o Plano Municipal de Cultura (PMC) e as setoriais do Fórum.
A transição da gestão municipal foi um dos tópicos principais da assembleia, com discussões sobre as nomeações na Secretaria Municipal de Cultura (SEMC) e os desafios enfrentados pela atual administração para avançar nas políticas culturais da cidade.
A Ata publicada hoje (18/2), no Diário Oficial afirma ainda que “não existe arte e cultura sem política é uma luta constante e a arte e cultura são direitos fundamentais para as pessoas”.
Outro ponto importante levantado foi a necessidade de diálogo constante com a SEMC e de garantir o cumprimento dos compromissos com a cultura, como o Plano Municipal de Cultura e a continuidade dos projetos culturais nas escolas municipais.
A reunião também destacou a importância de reativar os canais de comunicação do FPCD, como as redes sociais, e a necessidade de reorganizar a secretaria-executiva do Fórum para melhor atender às demandas da cultura local.
A reunião abordou a questão do RENASCE, que, para 2025, precisará de pelo menos dois meses para iniciar o processo. “Entendemos que não é possível que o projeto RENASCE não aconteça no 1º semestre. E que, se essa for uma decisão definitiva que a SEMC justifique e publique em Diário Oficial do Município”, diz em Ata.
Próxima reunião do conselho
A 2ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Dourados, está marcada para o dia 28 de fevereiro, com presença aberta ao público.
O objetivo é garantir a transparência e fortalecer o setor, contribuindo para o desenvolvimento de novas ações e para a melhoria dos espaços culturais no município.
Leia mais aqui.
Fonte: Dourados News
Comentários