A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou sua gratidão pelos comentários positivos feitos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante uma coletiva de imprensa, ela destacou que as declarações de Trump podem contribuir para o diálogo sobre tarifas entre as duas nações. As observações foram feitas durante o FII Priorities Summit, que ocorreu em Miami. O presidente teria tratado “sobre como eles não podiam deixar as pessoas passarem pelo país deles México para entrar no nosso”. “Eu não fui tão legal, mas ela entendeu o que eu disse. Perguntei a ela: ‘Vocês são uma grande nação que consome drogas?’, ao que ela respondeu: que eles não eram consumidores porque tinham valores familiares muito fortes”, disse o republicano.
Ele afirmou que Sheinbaum lhe disse que o México faz “muita propaganda” para a prevenção do uso de drogas como o fentanil. Elogiou a estratégia do governo mexicano e criticou a crise dos opióides nos Estados Unidos. Em resposta, na Mañanera desta quinta, Sheinbaum ressaltou a importância da cooperação entre os dois países no combate ao tráfico de drogas e reconheceu o impacto das declarações de Trump na discussão sobre tarifas.
“Primeiro, quero agradecer evidentemente a menção. Penso que é algo muito importante. Sempre falamos que o tráfico de drogas nos Estados Unidos tem a ver com o consumo. Não é apenas um problema do México”, afirmou a presidente.
Segundo ela, não haveria distribuição de drogas para os EUA se não houvesse demanda dentro do território americano. “Então, isso é um reconhecimento do ex-presidente dos EUA sobre algo que sempre destacamos: é preciso abordar as causas”, acrescentou.
Sheinbaum também destacou que a luta contra o tráfico não deve se limitar à segurança policial, mas também envolver campanhas de prevenção e fortalecimento de leis. “A menção ao fato de que o México está promovendo uma campanha contra o uso do fentanil é importante para os Estados Unidos”, disse.
Ela considerou que a fala de Trump representa um reconhecimento da necessidade de os EUA atuarem na redução do consumo de drogas ilegais.
*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias
Fonte: Jovem Pan News
Comentários