Sexta-feira, Fevereiro 21, 2025
spot_img
InícioCIDADESGoverno cria grupo de trabalho para desafogar Deam e analisar quase 6...

Governo cria grupo de trabalho para desafogar Deam e analisar quase 6 mil boletins

spot_img

Objetivo é melhorar atendimento às vítimas e acelerar investigações de violência contra a mulher

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (DGPC/MS) anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para revisar cerca de 6.000 boletins de ocorrência registrados na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande. A iniciativa busca aprimorar o atendimento às vítimas de violência doméstica e garantir maior eficiência nas investigações.

O grupo irá analisar casos represados, incluindo situações em que vítimas ou autores não foram localizados, desistências de representação e falta de provas. A medida faz parte das novas estratégias de combate à violência de gênero, intensificadas após o assassinato da jornalista Vanessa Ricarde, ocorrido na última semana na capital.

Os trabalhos serão realizados na Academia de Polícia Civil (Acadepol/MS) e coordenados pelo delegado-geral adjunto, Márcio Custódio, e pela delegada Maria de Lourdes Cano. O GT terá um prazo inicial de 90 dias para revisar os casos e propor melhorias nos protocolos de atendimento e investigação.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Lupersio Degerone Lúcio, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com um atendimento mais ágil e sensível às vítimas. “Nosso objetivo é garantir um serviço de excelência e dar celeridade aos casos que necessitam de atenção”, destacou.

Desde a inauguração da Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande, há 10 anos, a DEAM já registrou quase 80.000 ocorrências. O mutirão contará com uma equipe de 13 delegados, além de escrivães e investigadores, que terão a missão de otimizar o fluxo de trabalho e propor medidas para aprimorar o atendimento às mulheres vítimas de violência.

A portaria que oficializa a criação do GT foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (20).

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img