Licitação para novo terminal de passageiros do Aeroporto deve ser lançada nos próximos dias
O edital do processo licitatório para a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, deve ser lançado pelo Governo do Estado até o meio de março.
A obra foi incluída nos investimentos do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) em 2023 e o projeto passou por ajustes no Ministério dos Portos e Aeroportos até que estivesse apto a ser licitado.
O anúncio foi feito pelo deputado estadual Geraldo Resende (PSDB), durante entrevista ao Dourados News na tarde desta sexta-feira (21/2).
Na ocasião, ele disse ter conversado com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcantara de Carvalho, que garantiu que a abertura do edital deve ocorrer em 15 dias.
“Foi garantido pela Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) que em 15 dias será aberto o edital. Mas enquanto isso, vi que o atual prefeito Marçal Filho tem feito encaminhamentos para que o Aeroporto volte a funcionar no antigo receptivo”, disse, lembrando que mesmo com a construção do terminal, as operações poderão continuar normalmente em Dourados, assim que houver a homologação da pista para aviação comercial.
A construção do novo terminal faz parte do PAC, com recursos estimados em R$ 39 milhões. Quando pronta, a área do novo receptivo terá 2,6 mil metros quadrados e será quase três vezes maior que a atual, oferecendo mais comodidade aos usuários.
No projeto que será licitado, a empresa vencedora também será responsável pelas edificações de uma Central de Utilidades (caixa d’água, casa de força, etc.), com 183,47 m², depósito de resíduos sólidos, uma Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação Aeronáutica (sala de rádio que faz comunicação com a aeronave), além da Seção de Combate a Incêndio.
O Francisco de Matos Pereira está fechado para aviação comercial desde maio de 2021, quando o local foi fechado para obras de uma nova pista, que durou mais de três anos para ser entregue pelo 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) do Exército Brasileiro.
Homologação
Em meio a abertura da licitação do novo terminal, o processo de homologação da pista do terminal continua em andamento.
Após o GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo) visitar e reprovar uma das cabeceiras da pista do Francisco de Matos Pereira em dezembro do ano passado, nova vistoria ocorreu no dia 10 de fevereiro para tentar liberar a pista para aviação comercial.
Atualmente o aeroporto está liberado para receber até jatos, porém, apenas aeronaves particulares.
Fonte: Dourados News
Comentários