Os estreantes na Libertadores
Anuncie Aqui
A Copa Libertadores começou nesta semana para os times brasileiros na segunda eliminatória antes da fase de grupos. Além dos jogos de ida de Corinthians e Bahia, a principal competição de clubes da América do Sul propiciou a primeira partida de um dos três estreantes desta edição.
No empate em 1 a 1 com o Timão, a Universidad Central de Venezuela, popular UCV, entrou em campo pela primeira vez em sua história para uma partida internacional oficialmente. Embora tenha três títulos nacionais na sua galeria, o clube venezuelano conquistou dois na era amadora da competição e o terceiro na primeira edição profissional, mas,ainda antes da criação da Libertadores.
El Tricolor retornou à elite do futebol local apenas em 2021 e ganhou uma vaga na Libertadores por conta da soma das suas participações nos torneios nacionais. A UCV engatou a melhor campanha na primeira fase do Apertura, chegou com expectativas no quadrangular final e não conseguiu conquistar o título.
Na sequência da temporada, o clube fez uma campanha modesta no Clausura e ficou na nona colocação, de fora da fase final. Mesmo com o resultado ruim, a UCV foi recompensada pela boa campanha no primeiro semestre e ganhou uma das vagas pela pontuação geral da temporada.
Surpresa na Argentina
O Central Córdoba provocou a grande zebra do futebol argentino na última temporada e também carimbou pela primeira vez o seu passaporte para uma competição da Conmebol. Diferente dos venezuelanos, os Ferroviarios não precisarão passar pela fase pré e aguardam sem preocupações o sorteio da sua trajetória na fase de grupos.
Para chegar na Copa Libertadores, o time de Santiago del Estero roubou a vaga direta cobiçada pelos gigantes argentinos. Com uma campanha impecável, o Central passou por Quilmes, Estudiantes, Newell’s Old Boys, Temperley, Huracán e Vélez Sarsfield e conquistou a Copa Argentina de forma inédita.
Ao derrotar o Vélez, o Central de Córdoba ficou com uma das vagas diretas à fase de grupos e jogou o Boca Juniors para a fase prévia.
Clube boliviano inspirado no Brasil
Além do Central de Córdoba, outro nome que chamou a atenção em 2024 na América do Sul também debutará neste ano na Libertadores. O San Antonio Bulo Bulo, campeão da Liga Boliviana, será uma das atrações desta edição.
O clube com o escudo inspirado na seleção brasileira e com o artilheiro do título garimpado nas redes sociais teve a sua história já destrinchada em oGol. Relembre!
No entanto, para a nova temporada, o San Antonio não terá à disposição grandes personagens do seu título inédito. O brasileiro Daniel Passira, artilheiro do clube na temporada, e o argentino Felipe Pasadore, goleador do campeonato e contratado pelas redes sociais, já se despediram do clube e não disputarão a Libertadores.
O técnico brasuca Thiago Leitão, ex-jogador da Ponte Preta, também não faz mais parte do clube e atualmente comanda o Universitário de Tinto, clube derrotado pelo San Antonio Bulo Bulo na decisão do título.
O desmanche no time de Cochabamba não é nenhuma novidade entre os três novatos. San Antonio, Central Córdoba e UCV sofreram reformulações nos elencos que os levaram para a disputa da Libertadores, mas mantém o ímpeto de estreantes.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários