Ishy afirma que estrutura precária e coleta seletiva inadequada prejudicam trabalhos na Agecold
Alagamento no barracão de serviços de separação de material reciclado, equipamentos estragados, dificuldade de uso do espaço físico por conta da lama acumulada no pátio principal e transporte inadequado na coleta seletiva. Esta é a situação enfrentada pelos trabalhadores da Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), constatada pelo vereador Elias Ishy (PT), durante vistoria no local, na sexta-feira (21).
Enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo, o vereador conversou com a presidente da entidade, Lucimara Morel de Melo, que relatou a precariedade do local, onde até mesmo a fossa de dejetos está entupida por falta de recursos financeiros para a manutenção.
A associação atua há mais de 20 anos em Dourados, e é a única responsável pela separação do material reciclável, em parceria com a administração municipal. No entanto, segundo a presidente da entidade, pelo menos metade do material coletado não está sendo aproveitado pela falta de condições de trabalho e, principalmente pelo transporte inadequado, realizado pela empresa de coleta.
Lucimara explica que a coleta do material reciclado nos bairros, hoje, é feita pela empresa, através de caminhões compactadores (os mesmos utilizados na coleta de lixo), e, desta forma os materiais são prensados durante o transporte até a Agecold. “Mais da metade é descartado para o aterro sanitário, inclusive vidros quebrados que colocam em risco o manuseio dos funcionários durante os trabalhos”, afirma.
Entre outras dificuldades apontadas pela diretora, é em relação ao espaço físico, considerando ainda que parte do pátio utilizado em dias de chuva fica alagado. “Sem espaço adequado não temos como armazenar a coleta e o material apropriado para reciclagem”, apontou.
Neste sentido, o vereador Elias Ishy protocolou requerimento na Câmara, endereçado à administração municipal solicitando informações em relação ao contrato com a empresa Financial Construtora Industrial LTDA, com vencimento neste primeiro semestre e o cronograma de coleta e realização de transporte até a Agecold.
“É preciso ampliar a coleta seletiva nos bairros de Dourados, porém é necessário união de forças para uma condição de trabalho digna e apropriada aos trabalhadores, além da efetivação de uma política municipal de reciclagem onde se contemple de forma correta a separação de materiais recicláveis, desde a coleta até a destinação final”, enfatizou o presidente da Comissão de Meio Ambiente.
Fonte: Dourados News
Comentários