Embarcações fazem parte do programa de renovação da frota da Transpetro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira (24), em Rio Grande (RS), da cerimônia de assinatura do contrato entre a Transpetro e o consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e Mac Laren. O acordo prevê a construção de quatro navios da classe Handy, com valor de US$ 69,5 milhões cada, totalizando cerca de R$ 1,6 bilhão. As embarcações serão utilizadas para o transporte de derivados de petróleo na costa brasileira.
O evento será realizado no Estaleiro Rio Grande e contará com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira, da presidente da Petrobras Magda Chambriard e do presidente da Transpetro Sergio Bacci, entre outras autoridades.
Este é o primeiro contrato assinado no âmbito do Programa de Renovação e Ampliação da Frota do Sistema Petrobras, que prevê a contratação de 44 embarcações para reduzir custos operacionais e ampliar a capacidade logística da companhia. Segundo a Petrobras, os novos navios serão mais eficientes energeticamente e terão emissão reduzida de gases do efeito estufa em até 30%.
Além dos navios Handy, a Transpetro também lançou recentemente uma licitação para a construção de oito gaseiros, aumentando sua capacidade de transporte de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e derivados. A expectativa é que novas licitações sejam abertas até 2026, ampliando a frota em 25%.
Comentários