Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

ONU alerta que era de ‘ditadores’ pode retornar

25/02/2025 às 19:28
3 min de leitura
O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Tuerk, observa durante o Segmento de Alto Nível da 58ª sessão do Conselho de Direitos Humanos na sede europeia das Nações Unidas em Genebra

Anuncie Aqui

Na abertura do Conselho de Direitos Humanos, em Genebra, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre a deterioração do sistema internacional e a asfixia dos direitos humanos em todo o mundo. O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Volker Türk, apresentou um cenário alarmante, destacando o avanço de governos autoritários e a fragilização das garantias fundamentais. O evento também contou com a participação do secretário-geral da ONU, António Guterres, que fez um apelo contundente em defesa dos direitos humanos.

Durante seu discurso, Guterres enfatizou que os direitos humanos são o “oxigênio da humanidade”, mas estão sendo sufocados “por regimes autocráticos que reprimem opositores, pelo patriarcado que nega educação e direitos básicos às mulheres, e por conflitos que privam populações de acesso à comida, água e ensino”. Ele criticou a ação de senhores da guerra que desrespeitam o direito internacional e a Carta das Nações Unidas, destacando a urgência de uma resposta global coordenada para enfrentar essas ameaças.

Volker Türk, por sua vez, alertou que o sistema internacional está passando por uma “mudança tectônica”, com a estrutura global de direitos humanos, construída ao longo de décadas, sob uma pressão sem precedentes. Ele destacou a necessidade de fortalecer as instituições internacionais e garantir que os direitos humanos sejam protegidos em todos os cantos do mundo, independentemente das circunstâncias políticas ou econômicas.

Além disso, Guterres chamou a atenção para o impacto de um sistema financeiro global que ele classificou como moralmente falido e de tecnologias descontroladas que podem violar direitos humanos com um simples toque de botão. Ele também apontou o crescimento da intolerância contra diversos grupos, incluindo povos indígenas, migrantes, refugiados e outras minorias.

*Com informações de Grieco Holtz

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias