Com a pesca prestes a começar, rampa de acesso náutico no Rio Dourados é confirmada
O deputado estadual Renato Câmara solicitou à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL) a construção de uma rampa de acesso para embarque e desembarque de barcos e caiaques no Rio Dourados, entre os municípios de Dourados e Laguna Carapã, e obteve êxito. A AGESUL atendeu ao pedido e já disponibilizou uma equipe para executar a obra, que beneficiará pescadores, turistas e também a Polícia Militar Ambiental (PMA), facilitando a fiscalização ambiental na região.
Local em que será feita a rampa de acesso, após vinte anos de espera pela população – Foto: Divulgação
A rampa será instalada na MS-379, na altura da Rodovia Jonas Alves Correa, garantindo mais segurança e estrutura para a navegação. Além da construção do “descedor”, como a rampa náutica é conhecida entre os pescadores, a obra inclui a limpeza da estrada para melhorar o acesso dos veículos, o alinhamento da rampa para garantir segurança na entrada e saída das embarcações e a limpeza do campo para estacionamento de carros, proporcionando mais comodidade aos visitantes.
A mobilização em torno da construção da rampa ganhou força não apenas entre as autoridades, mas também entre a comunidade local. O fazendeiro de Dourados, Thiago Alves Capilé, que há muito tempo desejava uma estrutura como essa na região, se animou com a iniciativa e decidiu contribuir diretamente para a obra, doando uma carga de pedra brita para ser utilizada na base da rampa. Sua participação demonstra o envolvimento dos produtores e moradores no desenvolvimento de infraestrutura que beneficiará tanto o turismo quanto a economia local.
Com a temporada de pesca abrindo neste sábado (01/03), a novidade chega como um grande avanço para a região. O deputado Renato Câmara reforçou que essa conquista atende a um pedido antigo da população e fortalece o turismo, a pesca e a economia local.
O gerente regional da AGESUL, José Carlos de Sousa, destacou o compromisso do governo estadual em atender às demandas da população. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), está pronto para atender os amantes da pesca de todo o Estado, atendendo às reivindicações dos deputados e de toda a comunidade”, enfatizou Sousa.
A Polícia Militar Ambiental também ressaltou a importância da nova estrutura para garantir a segurança da navegação e a preservação ambiental da região. “A construção de um novo descedouro, dentro dos padrões e normas técnicas, pode proporcionar maior segurança e acessibilidade para pescadores e para a fiscalização ambiental. A estrutura adequada minimizará o impacto do tráfego de veículos no entorno, reduzindo o desgaste da área”, destacou o major Everson Torres, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2BPMA).
Expansão do projeto
A partir dessa primeira rampa de acesso náutico, a ideia é ampliar a estrutura de acessos ao Rio Dourados em outros pontos estratégicos, incluindo um futuro descedor em Carapó, que já está autorizado pela AGESUL.
Fonte: Dourados News
Comentários