Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

Musk sugere aumentar salários de congressistas nos EUA em meio aos altos cortes de gastos do governo Trump

28/02/2025 às 06:29
3 min de leitura
Elon Musk
Publicidade 930x100

Bilionário argumenta que altos salários podem reduzir práticas corruptas, mas proposta gera controvérsias

Na última quinta-feira (27), Elon Musk propôs um aumento nos salários dos congressistas e altos funcionários do governo dos Estados Unidos. Segundo ele, a ideia ajudaria a reduzir a corrupção, já que, na sua visão, os custos de práticas corruptas podem ser até mil vezes maiores para a população. A sugestão foi feita na plataforma X.

Atualmente, deputados e senadores americanos ganham US$ 174 mil por ano, sem reajuste desde 2009. Musk, que comanda o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) na administração de Donald Trump, vem promovendo cortes no setor público, com 30 mil demissões e 75 mil adesões a planos de desligamento voluntário.

A proposta de aumento salarial não é nova e já foi rejeitada no final do ano passado, inclusive com críticas do próprio Musk na época. O tema divide opiniões e levanta discussões sobre eficiência na gestão pública e combate à corrupção.

Além disso, especialistas apontam possíveis conflitos de interesse, já que Musk tem empresas com contratos federais, como a Tesla e a SpaceX. Também há preocupação com a transparência das iniciativas lideradas por ele, especialmente após cortes em órgãos de fiscalização ética.

Comentários

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60